Início > Material de Imprensa > Vice- Prefeito Lisandro Lenz apresenta o programa ABRACE para comunidade do bairro Kennedy

Foto: Fernanda Cassel

O vice-prefeito Lisandro Lenz e integrantes do governo municipal estiveram na noite de ontem (13) no bairro Kennedy, oportunidade em que conversaram com moradores do entorno da Praça Antônio Joaquim Rodrigues de Lima. O encontro, realizado na Escola Castelo Branco, teve como objetivo apresentar o ABRACE- Programa de Revitalização de Praças e Áreas Verdes e colher sugestões da comunidade sobre as ações a serem executadas na praça.

Conforme destacou Lisandro Lenz, o programa ABRACE nasceu com a proposta de transformar positivamente estes espaços públicos utilizados pela comunidade, com ações de forma integrada entre poder público e população. “Nossa ideia inicial é recuperar as praças e executar diversas ações, como por exemplo, a melhoria das áreas esportivas, a retirada de árvores doentes e plantio de novas árvores, a colocação de novos brinquedos e bancos, a realização de atividades esportivas e culturais, além de campanhas de conscientização ambiental”, explicou.

Ainda segundo Lenz o governo está trabalhando na formatação do projeto de adoção de árvores e canteiros, pela comunidade e empresas privadas, o que vai trazer grandes contribuições na manutenção destes espaços.

Durante a apresentação foi mostrada uma proposta de layout da praça e de ações que já estão sendo pensadas para o local. Um dos colaboradores do programa ABRACE e vereador, Rodrigo Machado (Rodriguinho), falou sobre a colocação dos brinquedos de pneus, os quais são resistentes, possuem baixo custo e têm um visual atrativo e colorido para as crianças.  A produção dos brinquedos, inclusive, já está em andamento.

A secretária de Educação e Desporto, Roseli Calvetti, destacou a ideia da realização de torneios esportivos na quadra, que deverá começar com as competições de basquete. Já o assessor da secretaria de Cultura e Turismo, Cristiano Amorim, falou sobre o projeto Arte de Rua aos 4 Ventos, que será realizado no local, com uma série de atividades direcionadas para a juventude. Dentro deste projeto uma das ideias são as oficinas de grafitti e também a aplicação desta arte em algum ponto da praça.

A partir da apresentação destas propostas houve grande interação das pessoas presentes, que apoiaram a ideia e se mostraram dispostas a firmar esta parceria em prol da sua própria comunidade. Mesmo preocupados com os casos de depredação da praça, com a não conscientização de muitos moradores que descartam lixo em via pública, entre outros receios, os participantes destacaram que acreditam que esta parceria pode dar certo.

Dialogando com as preocupações apresentadas os próprios moradores reafirmaram a importância da realização de trabalhos de conscientização nas escolas, o envolvimento das crianças e jovens nestas ações e também a realização de mais atividades esportivas e culturais, o que está dentro da proposta levada pelo Executivo.

Conforme o cronograma do projeto a ideia é que no mês de junho as ações na Praça Antônio Joaquim Rodrigues de Lima estejam finalizadas. Após a conclusão está prevista a realização de um grande evento, com diversas atrações e atividades para as famílias, oportunidade em que o ABRACE será lançado oficialmente.

O ABRACE-Programa de Revitalização de Praças e Áreas Verdes é uma iniciativa do Gabinete do Vice-Prefeito e é realizado através de um trabalho conjunto entre as secretarias de Serviços Urbanos, Educação e Desporto, Cultura e Turismo, Planejamento e Urbanismo e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão