Início > Material de Imprensa > Prefeito Cláudio Martins participa de audiência com o Ministro dos Transportes

Prefeito Cláudio Martins participa de audiência com o Ministro dos Transportes

Deputado Henrique Fontana_13 Mai 15_Foto Edsom Leite_ESL_6497
Foto: Edson Leite /MT

Na quarta-feira (13) o prefeito Cláudio Martins, acompanhado do deputado Federal Henrique Fontana (PT-RS) e do deputado Estadual Zé Nunes (PT-RS), participou de audiência com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em Brasília. Na ocasião foram tratados temas importantes para Jaguarão, como, a construção da Segunda Ponte sobre o Rio Jaguarão, o restauro da Ponte Mauá e a Hidrovia Brasil-Uruguai.

O Ministro reafirmou ao prefeito a licitação das obras e informou que o detalhamento técnico necessário já foi superado e agora o governo brasileiro aguarda o posicionamento final do governo uruguaio para encaminhar o lançamento da licitação. A ideia é que a data seja confirmada nos próximos dias após a reunião de Alto Nível, com autoridades dos dois países.

Outra pauta abordada durante a reunião, que também contou com a presença do prefeito de Santa Vitória do Palmar Eduardo Morrone e do prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, foi a Hidrovia Brasil-Uruguai, que deverá ter o edital de licitação internacional assinado nos próximos três meses. O projeto é considerado pelo deputado Fontana como um dos mais importantes do Rio Grande do Sul, na área de infraestrutura de transportes.

Sobre o tema o ministro Rodrigues garantiu que a licença prévia para dragagem já está concluída, além de estudo de viabilidade técnica e R$ 32 milhões liberados pelo governo para o início deste processo que permitirá a circulação de embarcações, em uma primeira etapa, sob a Lagoa Mirim, do sangradouro do Canal São Gonçalo até as proximidades do Porto de Santa Vitória do Palmar.

“A expectativa que saímos da reunião é de que o projeto está agora em um ritmo de passo final para poder ir à execução. Toda aquela dificuldade de licenciamento ambiental foi superada e esta obra é uma prioridade da presidenta Dilma que usará recursos do Orçamento Geral da União dentro do PAC”, disse o deputado Fontana.

O prefeito Cláudio Martins destacou que a expectativa é que nesta primeira etapa seja feito o desassoreamento do Rio Jaguarão, que dialoga com a questão ambiental e traz perspectivas para este mercado dos transportes, criando atrativos para a possibilidade da implantação de um porto em Jaguarão para o destino de mercadorias, viabilizando a capacidade de navegação de embarcações de volume maior.  Ele salienta que esta questão dialoga também com a instalação de free- shops em Jaguarão, que irá aumentar o fluxo de transporte pesado, e faz referências ainda a Segunda Ponte, que também irá impactar o setor transportista.

No total, o projeto tem garantido R$ 50 milhões do governo federal incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) destinados a estudos, projetos, obras e serviços de dragagem, balizamento e sinalização. A construção envolve recursos no valor de cerca de R$ 217 milhões.

A Hidrovia do Mercosul, terá 1.087 km de extensão no Rio Grande do Sul e mais 80 km no Uruguai.  As obras vão aprofundar o calado deste trecho para receber grandes embarcações. O percurso deste projeto na parte brasileira vai do município de Estrela a Santa Vitória do Palmar.  Compreende três trechos: No trecho I engloba os rios Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí; no trecho II o Lago Guaíba, Lagoa dos Patos, Lagoa do Casamento e Rio Camaquã, sendo que as cidades de Tapes, Arambaré e Barra do Ribeiro estão incluídas no projeto. E o trecho III, no Canal São Gonçalo, Rio Jaguarão e Lagoa Mirim, conectando com o país vizinho.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão com informações da Assessoria do Deputado Henrique Fontana