Início > Material de Imprensa > Situação da Santa Casa de Caridade será tema de Audiência Pública nesta quinta

Situação da Santa Casa de Caridade será tema de Audiência Pública nesta quinta

Audiência santa casa
Arte: Fernanda Barbier

A atual situação da Santa Casa de Caridade e o futuro da instituição estarão em debate nesta quinta-feira (21) durante Audiência Pública, marcada para às 19h na Biblioteca Municipal. A atividade aberta a comunidade em geral contará com a presença da gestão do hospital, representantes da Prefeitura Municipal, vereadores e também de representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde.

De acordo com o gestor presidente da Santa Casa, João Cláudio Pedroza, um dos objetivos principais da atividade é mostrar para a comunidade a atual situação do hospital, oportunidade em que será apresentada para a população a questão dos repasses, como está a situação financeira e como o hospital está enfrentando os problemas. O segundo objetivo é tratar da intervenção do hospital, já que o prazo do decreto encerra em breve.

O gestor presidente ressalta ainda, que durante a Audiência serão apresentados os dados financeiros atualizados, já com os valores referentes ao mês de  maio. “Para que a população possa compreender a atual situação somente com relação ao ano passado a Santa Casa de Jaguarão deixou de receber do Estado o valor de R$300.601,00, e neste ano, somente até o mês de março/2015, o Estado não repassou o valor aproximado de R$200.000,00 previstos em contrato, o que fez com que o hospital acumulasse uma dívida de quase R$350.000,00 com fornecedores e prestadores de serviços”, explica.

Ainda de acordo com Pedroza, diante desta realidade, a prestação de serviços assistenciais e hospitalares está gravemente comprometida, pois os riscos de não atendimento por falta de materiais e medicamentos é muito grande. “A Santa Casa de Jaguarão é o único hospital da cidade e a sua manutenção é fundamental para a nossa população. Já realizamos uma mobilização junto a comunidade e agora queremos ampliar este debate, pois é importante conscientizar os cidadãos, as autoridades e, principalmente, o Governo do Estado, do perigo que o não pagamento dos valores contratualizados pode gerar, inclusive com paralisação nos atendimentos”, alerta.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão