Início > Material de Imprensa > Jaguarão será sede do Seminário “Desafios para Implantação de Free-Shops nas cidades gêmeas de fronteira”

Semi
Arte: Fernanda Barbier

Na próxima terça-feira (30) Jaguarão receberá prefeitos, empresários e representantes de diversos municípios gaúchos que irão participar do Seminário Desafios para Implantação de Free-Shops nas cidades gêmeas de fronteira, o qual tem como objetivo dar consistência e força ao trabalho dos prefeitos, considerando o impacto das lojas francas nos municípios, além de dar encaminhamento aos últimos trabalhos com a Receita Federal sobre a regulamentação.

Conforme a programação do Seminário, a partir das 9:30h, na Biblioteca Pública, será realizada abertura com o prefeito anfitrião, Cláudio Martins e com os prefeitos de Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Uruguaiana, São Borja, Quaraí, Porto Xavier e Santana do Livramento. Na sequência está confirmada apresentação da Receita Federal sobre a finalização dos trabalhos para implantação das lojas francas, realizada pelo Superintendente da RF-10ª Região, Paulo Renato Silva da Paz e pelo Chefe da Divisão Aduaneira, Telmo Moraes Freitas.

Para o Prefeito Cláudio Martins a atividade será de grande importância para as 10 cidades gêmeas de fronteira que estão aguardando a regulamentação e a implantação dos free-shops, que irão trazer novas perspectivas para esses municípios. “Nós gestores temos que estar atentos a todas as ações possíveis para que a vinda dos free -shops contribua com a geração de novos serviços e empregos, com o fortalecimento de pequenos empreendedores, além de refletir positivamente na economia solidária, entre outros setores”, destaca.

Segundo o prefeito a regulamentação dos free-shops pode trazer grandes benefícios não apenas para as cidades onde eles serão implantados, mas para as regiões e o Estado como um todo. “Também temos foco no sentido de priorizar a comercialização de produtos brasileiros para dialogar com o desenvolvimento regional e estadual. Os vinhos da serra gaúcha, são um exemplo desta ideia”, explica.

Sobre o fato de o Município ser sede deste evento o prefeito destaca que Jaguarão tem um protagonismo importante neste processo. “O poder público local em parceria com entidades do setor empresarial vem participando de diversos debates sobre este tema, dentro e fora do Rio Grande do Sul, tendo inclusive estando presente em audiência sobre o tema no Senado Federal, oportunidade em que fui o único prefeito a estar presente”, conta o prefeito que tem sido um dos gestores destaque neste processo de luta.

Ainda dentro da programação do Seminário está prevista para a tarde, a partir das 14h, uma reunião com prefeitos e secretários municipais no Salão Nobre da Prefeitura de Jaguarão, oportunidade em que haverá exposição de representante do Grupo Técnico para regulamentação dos free-shops em Jaguarão, além da definição de encaminhamentos.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão