Início > Material de Imprensa > Escolhido o símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

campanha exploração sexual

Foram 09 desenhos e cerca de 800 pessoas participando da escolha do símbolo municipal da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.  A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, através do CREAS. Os desenhos foram feitos por alunos das escolas da cidade. Na primeira etapa cada escola elegeu o desenho que a representaria na escolha municipal. A votação popular aconteceu de 22 a 25 de junho no saguão da Prefeitura.

O desenho escolhido foi de Alessandra Roballo, aluna do 7º ano da Escola Municipal General Antônio de Sampaio. “Estou muito feliz, pude mostrar para as pessoas o meu desenho. Adoro desenhar. Inclusive pedi para meu pai para fazer um curso de desenho para poder me especializar”, contou a menina.

foto: Fernanda Barbier

A entrega da premiação e dos certificados de participação aconteceu na segunda-feira (30) pela manhã no Gabinete do Prefeito e contou com a presença do prefeito Cláudio Martins, do vice-Prefeito Lisandro Lenz, do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória, da secretária de Educação Roseli Calvetti, dos representantes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA) e de Assistência Social, do gerente da Loja Deltasul,  Jorge Ramos, além dos professores e alunos envolvidos.

Na ocasião o secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Victória, fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela secretaria no que diz respeito aos cuidados com as crianças e adolescentes. “Sempre fizemos atividades que envolveram a comunidade, mas desta vez foi diferente. Conseguimos de uma forma lúdica e participativa, envolver as escolas e a comunidade em geral no debate de um tema difícil de ser trabalhado”, conta.

Para marcar o dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura realizou a apresentação de uma peça teatral voltada para o tema. Todas as escolas do município tiveram a oportunidade de assistir, daí a inspiração para construir o símbolo da campanha. “Foi um processo muito rico, de participação e envolvimento da cidade. Tivemos um desenho escolhido, porém acredito que quem venceu foi Jaguarão, já que este importante tema foi debatido em vários espaços do município”, ressaltou Marcelo.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz o selo será uma marca que dará continuidade ao debate sobre a violência contra crianças e adolescentes. “Precisamos encarar de frente estes temas para combater e buscar soluções”, acrescentou. Lisandro ressaltou também a parceria da empresa Deltasul que doou a bicicleta, premiação do concurso. “A Deltasul mostra com esta atitude o seu compromisso com a sociedade, a sua responsabilidade social”, destacou.

O prefeito Cláudio Martins fez questão de parabenizar toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social envolvida no processo, principalmente à coordenadora do CREAS, Cristiane Araújo.  “Discutir um tema complicado como este não é tarefa fácil. É preciso envolver a sociedade para que esteja atenta a esta questão. Por isso é preciso ser tratado na base, família e escola, ao mesmo tempo, com a reserva que o tema exige. A Secretaria de Desenvolvimento Social está de parabéns”.

Cláudio também ressaltou os investimentos realizados na pasta, que vem transformando a realidade social da cidade. “ Investir e garantir os direitos sociais básicos da população, cria um processo de lucidez em relação ao espaço que a gente ocupa”, finalizou.