Início > Material de Imprensa > Ações para qualificação do esporte jaguarense foram debatidas em Audiência Pública

foto: Roberto Luzardo

A qualificação das políticas públicas voltadas ao esporte e a organização das comunidades desportivas esteve em pauta na noite de ontem (27) durante a Audiência Pública, que deu início às discussões para a criação de um Sistema Municipal de Esporte. Promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto, a atividade reuniu representantes de diversos setores do esporte, entre eles, futsal, basquete, tênis de mesa, futebol de mesa, artes marciais, esportes aquáticos, ciclismo, atletismo, vôlei e esportes escolares.

Durante a abertura da Audiência o prefeito Cláudio Martins falou da importância do processo para o avanço do esporte em Jaguarão e destacou que é preciso que as decisões relacionadas ao esporte não saiam apenas de dentro dos Gabinetes. “É preciso que os setores do esporte estejam organizados e representados, pois desta forma a decisão sobre a aplicação de recursos se torna descentralizada e mais democrática”, disse.

Dialogando com a fala do prefeito, o vice Lisandro Lenz reafirmou que a criação do Sistema irá garantir a participação popular e a efetivação das políticas públicas para a área do esporte.

Para o coordenador do Núcleo de Esporte Lazer, Manoel Mallet, que conduziu os trabalhos da Audiência, a avaliação da atividade foi positiva. Ele conta que as representações que estiveram presentes irão dar sequência ao que foi discutido durante o encontro e a partir daí será formatada a lei que passará por aprovação. Após esta etapa será realizada a Conferência Municipal de Esporte, a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Esporte que irá gerir os recursos. “Como primeiro passo para a construção do Sistema Municipal de Esporte (SME), foi muito produtivo e mesmo sentindo a falta de representações de outras modalidades esportivas, as que estiveram presentes, puderam contribuir com ideias e sugestões, legitimando assim o processo de construção democrático do SME,” observou Mallet.

Também estiveram presentes na atividade o secretário interino de Educação e Desporto, Vitor Hugo Almeida, a vereadora Roseli Calvetti, o vereador Oberte Paiva, o vereador Ariom Moreno e os integrantes do Núcleo de Esporte, Peter Suarez e Rafael Caetano.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão