Início > Material de Imprensa > Inaugurado novo espaço do Lar de Passagem em Jaguarão

Inaugurado novo espaço do Lar de Passagem em Jaguarão

Fotos: Roberto Luzardo
A manhã de hoje (04) foi de emoção na inauguração do novo espaço do Lar de Passagem Valentim de Lima Piúma. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcelo Victória, a Promotora Laura Sedrez Porto, a coordenadora do Lar, Bárbara Vaz, os vereadores Oberte Paiva, Miriam Coelho e Ariom Moreno, funcionários do Lar, secretários municipais e representantes de diversas entidades.

O novo espaço abrigará, no momento, 22 crianças e adolescentes e conta com um amplo espaço, com seis quartos, berçário, salas separadas para as diferentes idades e pátio. As novas dependências fazem parte de uma política voltada para a área social que vem ganhando destaque no município de Jaguarão.

“No final do ano de 2008, quando me preparava para assumir como Prefeito pela primeira vez lembro de uma visita ao antigo Lar de Passagem que ficava localizado no Bairro Kennedy e nunca vou me esquecer, pois fiquei chocado com a situação daquelas crianças. Chamei todos os responsáveis pelo cuidado com a assistência social e coloquei como primeira tarefa encontramos um novo local e não por acaso decidimos que seria no centro da cidade. A escolha era para que as pessoas pudessem ter contato e conhecer de perto essa realidade”, contou o Prefeito Cláudio Martins.

Martins lembra ainda que transferir o Lar de Passagem para um dos casarões do centro histórico é uma decisão política, já que atualmente diversos municípios passam por uma brutal crise financeira. “Assim como boa parte dos municípios gaúchos, Jaguarão passa por uma dura fase financeira. Com a falta de repasses do Governo do Estado para a área da saúde, que chegam à R$ 2 milhões, está quase impossível gerir as contas municipais. Mesmo assim decidimos por investir neste novo espaço, porque entendemos que estas crianças necessitam de acolhimento, carinho e cuidado, e que isso não pode ser medido por valores financeiros”.

O vice-prefeito Lisandro Lenz ressaltou a importância de direcionar recursos para o novo espaço. “Hoje sinto um misto de alegria e tristeza. Uma alegria imensa por podermos contar com um espaço como este, de excelência e qualidade para nossas crianças e tristeza por ainda termos crianças abandonadas ou retiradas do seio familiar. Tomara que um dia não haja necessidade de termos um Lar de Passagem, o dia que teremos uma sociedade que saiba cuidar de suas crianças”.

Já o Secretário Marcelo Victória, visivelmente emocionando, lembrou de três grandes momentos vividos enquanto gestor municipal, sendo o primeiro quando participou do projeto da implantação do Centro de Economia Solidária, recuperando uma área degradada no bairro Pindorama, a entrega de 60 moradias populares, devolvendo a dignidade as famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e o terceiro a inauguração do novo espaço do Lar de Passagem, promovendo acolhimento de qualidade às crianças e adolescentes do município. “Sou pai e sei o quanto é difícil educar, criar e dar carinho. Poder entregar este espaço que respeita e dá dignidade a estas crianças e adolescentes é muito gratificante. Aqui temos crianças e adolescentes que são violentadas por várias circunstâncias sociais, é nosso deve cuida-las, protege-las para que possam passar por tudo isso da melhor forma possível”, finalizou.