Início > Material de Imprensa > Representantes de diversos setores visitam obras do novo Campus IFSul Jaguarão

Representantes de diversos setores visitam obras do novo Campus IFSul Jaguarão

Foto: Fernanda Cassel
Foto: Fernanda Cassel

 

Uma das grandes obras que está em andamento em Jaguarão é o Campus do IFSul. Localizado no Corredor das Tropas, em área cedida pelo município, o novo espaço marca mais um importante passo para a área da educação do município e deverá mudar significativamente o perfil socioeconômico e urbanístico dos bairros do entorno. A obra, que está 60% concluída tem previsão de entrega para junho de 2016.

Na última semana representantes de diferentes setores da sociedade participaram de uma visita ao local, oportunidade em que o prefeito Cláudio Martins, o diretor do IFSul, Fabian Debenedetti e o engenheiro do IFSul, Carlos Plá conversaram com o grupo, mostrando a evolução da obra, explicando como será o funcionamento do Campus, os impactos que o IFSul terá na região, bem como possibilidades futuras para a vinda de novos cursos.

Segundo o prefeito Cláudio Martins ver esta obra evoluindo a cada dia é uma grande alegria e um orgulho. “Vejo com imensa alegria esta obra, pois sei o quanto ela vai beneficiar nossa população. Levar este investimento para o Corredor das Tropas, em que temos diversos bairros no entorno com alto índice de vulnerabilidade social, é uma maneira de diminuir abismos sociais. Será um novo momento para nossa fronteira e região e especialmente para a população mais carente da nossa cidade”, destacou.

Conforme informações do IFSul a obra que está sendo executada pela Engear Engenharia e Construções Ltda, da cidade de Sapiranga, prevê a construção de cinco blocos: guarita, multifuncional, oficinas, subestação transformadora e conjunto do reservatório metálico e da casa de bombas.

O bloco multifuncional, de 1245,10m², terá três salas de aula, biblioteca, miniauditório, recepção, gabinete do diretor e ambientes administrativos. Já o bloco de oficinas, com 725,63m², terá sala de desenho, laboratórios de informática e de análise de materiais e de solo, pavilhão para aulas práticas e marcenaria e área externa coberta para aulas práticas e depósito.

Além do terreno de 32.898,38m², onde o Campus está sendo construído, a prefeitura realizou a doação do antigo prédio da Secretaria de Obras do município, na Rua 20 de Setembro. Atualmente os cursos do IFSul vem sendo realizados em salas cedidas pela Unipampa.

 

Foto: Fernanda Cassel
Foto: Fernanda Cassel

 

Confira alguns trechos da entrevista com o diretor Fabian Debenedetti e saiba mais detalhes sobre o IFSUL Jaguarão

 

Número de alunos: Hoje o  IFSul possui 40 alunos em duas turmas do Técnico em Edificações integrado (manhã e tarde) e 80 alunos em três turmas do curso Técnico em Edificações subsequente binacional (noite). Além disso, o instituto também conta com duas turmas do Pró-funcionário ( Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar), totalizando 40 alunos. Para o início de 2016 está previsto o ingresso de mais 96 alunos.

Número de Funcionários: Em relação ao quadro de funcionários o diretor destaca que atualmente está composto por 14 docentes, 08 técnico-administrativos e dois gestores.

Avaliação Geral do Campus Jaguarão: O Campus Avançado Jaguarão é hoje o segundo maior campus dos cinco que compõem da terceira fase da expansão no IFSul em número de alunos.  Ainda sem local próprio e sem ter a condição de Campus pleno, como nos casos de Lajeado, Sapiranga e Gravataí, tomamos a decisão audaz de disponibilizar o Ensino Médio Integrado. Entendemos que esta oferta consolida a posição da escola na cidade, ainda que tenhamos que desenvolver um importante trabalho para que os jovens concluintes do Ensino Fundamental se apropriem desta alternativa na consecução dos seus estudos. Esta oferta respondeu a uma demanda emanada das audiências públicas que foram realizadas para a escolha dos cursos.

Este ano repercutimos os problemas de nível federal que são de público conhecimento e por este motivo postergamos algumas proposta de ampliação de oferta que implicava a vinda de mais vagas docentes. Este é o caso do PROEJA, esperemos que ainda possamos ofertar este curso na segunda metade de 2016.

O campus vem se consolidando também na relação com a comunidade em termos extracurriculares, temos constituído os seguintes núcleos com a finalidade de atuar tanto internamente como em relação com a comunidade nos seguintes temas: atendimento a portadores de necessidades específicas, gestão ambiental, economia solidária, assuntos afro-brasileiros e indígenas, gênero e diversidade, assuntos internacionais e, finalmente, cultura. No que se refere a extensão e pesquisa, temos vários projetos em andamento, dois deles com alunos bolsistas. Na assistência estudantil, estamos neste momento com 31 alunos atendidos com auxílio alimentação e auxílio transporte. Além dos alunos de Jaguarão e dos uruguaios de Rio Branco nos cursos binacionais, atendemos mais de dez alunos de Arroio Grande nas várias modalidades, o que nos faz uma escola da microrregião. Considerando que a escola iniciou seus cursos há um ano e meio e que a maioria dos servidores têm se incorporado ainda neste ano, podemos afirmar que estamos desenvolvendo um ótimo trabalho.

 

Impactos do novo prédio: O novo prédio é a cara que o Campus quer ter para a comunidade, uma escola bem equipada, com instalações à altura dos cursos oferecidos e do material humano com que trabalhamos, não só os alunos, como toda a comunidade do IFSul na cidade, terá espaços claramente definidos e condições adequadas de trabalho, no caso dos professores, e de estudo, no caso dos alunos. Por outro lado, a definição do nosso espaço na cidade vai nos permitir um trabalho mais afinado com o entorno do Campus, permitindo desenvolver parcerias com escolas e entidades dos bairros adjacentes que permitam que a comunidade se sinta dona do IFSul. Pretendemos, num caminho de mão dupla, levar a escola à comunidade para trazer a comunidade para dentro da escola.

 

Previsão para oferta de novos cursos: Esperamos ainda reformar o prédio da Rua 20 de setembro para ali desenvolver o curso de Técnico em Cozinha, aguardamos, ao longo de 2016, receber alguma sinalização do recurso para a remodelação do prédio. Isso está em estreita dependência com os acontecimentos da política nacional, do qual não podemos fugir. A oferta de mais cursos – além do curso de Técnico em Cozinha – também fica supeditada à transformação de campus avançado em campus pleno, o que nos permitiria solicitar mais vagas de professores e técnico-administrativos e com isso poder ofertar em outras áreas. Mas essa é uma batalha que junto à comunidade ainda daremos para fazer nosso projeto crescer e se consolidar definitivamente, com a vinda, inclusive, de cursos superiores.

 

 

Departamento de Comunicação – PMJ

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042