Início > Material de Imprensa > Nota de Esclarecimento sobre as obras de pavimentação asfáltica da Rua XV de Novembro e da Rua 24 de Maio

A Prefeitura de Jaguarão vem através desta nota esclarecer à comunidade jaguarense sobre os defeitos ocorridos após a execução da pavimentação asfáltica da Rua XV de Novembro, junto a área de domínio da rodovia federal BR 116 e também em trechos da Rua 24 de Maio.

Conforme informações da empresa BRIPAV, responsável pela execução da obra, o problema da Rua XV ocorreu em decorrência de um vazamento de ramal da Corsan. A empresa destaca que conforme sua experiência em pavimentação urbana é normal em alguns pontos ocorrer vazamento, já que algumas redes e ramais são por muitas vezes superficiais e a compactação da massa asfáltica é feita com rolo de pneu, que normalmente tem um peso de 18 a 22 toneladas.

A empresa ressalta que juntamente com a equipe da Corsan será realizado o conserto nos pontos com defeitos, da Rua XV, a partir da próxima segunda-feira (4/04).

Cabe destacar que nas obras de pavimentações durante a sua execução, são utilizados equipamentos pesados, os quais podem ocasionar danos em redes de água e esgoto, principalmente se houver redes precárias ou já com algum tipo de depreciação que é impossível prever, pois encontram-se abaixo do nível do material da base da pavimentação, portanto tais problemas são normais e podem ser percebidos antes, durante ou após a conclusão dos serviços.

Salienta-se ainda que todo contrato de pavimentação tem garantia de até 5 anos após a entrega definitiva da obra, sendo de sua responsabilidade, corrigir eventuais falhas ou vícios de execução. Além disso, vale ressaltar que o pagamento da obra, realizado pela Caixa Econômica Federal à empresa, ainda não foi autorizado pelo Município.

De forma semelhante alguns trechos da pavimentação asfáltica da Rua 24 de Maio também foram comprometidos. Destaca-se que essa pavimentação foi executada em dias alternados, pois foi interrompida devido à fortes chuvas ocorridas no município, encharcando a base do eixo da pista até o meio-fio entre as ruas Augusto Leivas e Bento Martins, lado par. Após alguns dias de sol, considerando-se a base estar livre de umidade excessiva, foram realizados ajustes e compactação, de modo que a pista tivesse condições planialtimétricas para a execução da pavimentação. Contudo após a realização dos serviços, percebeu-se que em alguns pontos juntos aos meio-fios houve afloramentos de umidade, ocasionando a deterioração da pavimentação asfáltica. Todos as falhas serão corrigidas, após o término do conserto da Rua XV de Novembro.

Finalizando, informamos que a área pavimentada do trecho da Rua XV de Novembro entre a rodovia federal BR 116 e a Rua Gustavo Guimarães é de aproximadamente 4mil m² e a área afetada foi em torno de 10m², a qual corresponde a apenas 0,25% da área pavimentada. O trecho da Rua 24 de Maio entre Rua General Câmara e Bento Martins é de aproximadamente 4.300 (quatro mil e trezentos m²) e a área afetada foi em torno de 30m², a qual corresponde a apenas 0,7% da área pavimentada.

Departamento de Comunicação – Prefeitura Municipal de Jaguarão