Início > Material de Imprensa > Estudantes da Unipampa que foram agredidas no domingo são recebidas na Prefeitura

Foto: Fernanda Cassel

O prefeito Cláudio Martins recebeu na manhã de hoje (19) as estudantes da Unipampa, Suanne Carvalho e Carolina Schiffner, que junto com o amigo, Régis, foram hostilizadas, agredidas e perseguidas entre a noite de domingo (17) e a madrugada de segunda-feira (18). A situação ocorreu quando as jovens estavam em um bar no centro da cidade com camisetas que demonstravam posicionamento contrário ao impeachment.

Durante a reunião de hoje, além do prefeito e das estudantes, também estiveram presentes a diretora da Unipampa-Jaguarão, Ana Cristina Rodrigues, o coordenador acadêmico, Rafael Campos, o Comandante da Brigada Militar, Capitão Garcia, a presidente do Legislativo, Roseli Calvetti e a delegada de Polícia Civil, Juliana Ribeiro. Na oportunidade todos os presentes demonstraram apoio as estudantes.

Segundo o prefeito, assim que ele teve conhecimento do fato que resultou em agressão física, crime contra o patrimônio e ameaças, ele entrou em contato com o Comando da Brigada Militar, para garantir medidas de segurança, e também com familiares dos estudantes a fim de demonstrar apoio e afirmar que o Município de Jaguarão repudia essa violência contra as estudantes e está a disposição para acolher e apoiar as jovens no que for necessário. “ Não podemos admitir esse tipo de situação e essa violência covarde. Sabemos da importância dos estudantes da Unipampa, que movimentam a cultura e a economia da cidade. Este foi um caso isolado e felizmente as estudantes nos contaram que muitas pessoas da nossa comunidade estão sendo solidárias com elas. Acolhemos estes estudantes, pois não podemos admitir que vivam com medo. Todos têm direito de expressar suas opiniões e seus posicionamentos políticos. Defendemos a democracia e o direito de ir e vir de todos, independente de suas ideologias”, destacou Martins.

Ainda conforme o prefeito, ele recebeu telefonema da Assembleia Legislativa, no sentido de encaminhar o assunto à Comissão dos Direitos Humanos e à Ouvidoria do Ministério Público Estadual, tendo em vista que o assunto já tomou repercussão em todo o estado.

Em sua fala o Capitão Garcia, ressaltou que a Brigada Militar não faz tratamento diferenciado e afirmou que está a disposição para garantir o direito das estudantes que foram vítimas da violência, bem como dos demais estudantes da Universidade que muitas vezes são alvos de preconceito. “Independente de vocês serem de outras cidades, nós estamos aqui para garantir o direito de vocês, o direito de usarem a camiseta que quiserem, de se expressarem e defenderem o que acreditam”, disse.

A presidente da Câmara, Roseli Calvetti, destacou que o assunto estará em pauta na sessão desta terça-feira (19) e que também repudia a violência cometida contra os jovens.

A delegada, Dra. Juliana Ribeiro está dando início às investigações para identificar os responsáveis pelo crime. Nesta tarde ela irá ouvir as vítimas e também deve acessar imagens de câmeras de segurança, que podem auxiliar essa identificação.

A diretora do Campus, Ana Cristina Rodrigues destacou a importância deste acolhimento, já que os alunos não têm familiares na cidade e convidou a todos para participarem de um ato de repúdio marcado para às  18:30h de hoje (19), na Unipampa.

Confira mais detalhes em reportagem publicada ontem no blog Sul 21 http://www.sul21.com.br/jornal/estudantes-pro-dilma-sao-hostilizados-e-tem-muro-de-sua-casa-destruido-em-jaguarao/