Início > Material de Imprensa > Jovens jaguarenses participam de importante momento de debate sobre cultura e juventude

Fotos: Fernanda Cassel

Nos dias 20 e 21 de maio a juventude jaguarense teve um importante espaço de interação e construção coletiva, através do Arte de Rua aos Quatro Ventos: Construindo com Todas as Tribos. A atividade foi desenvolvida pela Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Cultura e Turismo e realizada no Ponto de Cultura do Clube 24 de Agosto. Durante os dois dias foram realizadas atividades que envolveram bate papo sobre cultura, música, arte, esporte e juventude, apresentações musicais com rap, reggae e rock, além de grafitti e capoeira.

Na sexta-feira (20) o evento contou com uma roda de conversa, com a participação especial de Kenya Paiva, que falou sobre desafios da juventude e do ativista cultural e músico, Paulo Dionísio, que reforçou a importância da cultura no processo de fortalecimento da juventude.  Encerrando a noite, após um debate sobre esses temas, os presentes participaram de um show de reggae com Paulo Dionísio, que é vocalista e um dos fundadores da banda Produto Nacional, e Gustavo Nunes.

O vice-prefeito Lisandro Lenz e a presidente da Câmara, Roseli Calvetti, também estiveram presentes na abertura do evento e destacaram a importância destes espaços para ouvir a juventude e o quanto ainda existe desafios, além de reforçarem o apoio do Executivo e do Legislativo neste processo.

Já no sábado (21) além do momento de troca de ideias os presentes também acompanharam apresentações artísticas, com Mc’s Fera e Tanque, capoeira com o professor Dinho, rock com a banda Carraspana e RAP com os Mc’s da Outro Nível, além do grafite com Bero Moraes.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Passos, o evento foi altamente positivo. “ O Arte de Rua: construindo com todas as tribos foi lindo e transformador. Na sexta-feira tivemos um bate papo com a querida companheira Kenya Martins de Paiva e com o fazedor de arte Paulo Dionísio que fez refletir e ter a certeza que o caminho para o empoderamento e o fortalecimento da juventude passa diretamente pelo acesso a cultura e o fazer cultural. No sábado tivemos a felicidade de trocar ideia, além de muita música e arte com uma gurizada das mais diversas escolas: Marcílio Dias, Sampaio, Fernando Ribas, Polivalente, Joaquim Caetano e Espirito Santo. O brilho no olho e o envolvimento deles nos dá a certeza da importância do Arte de Rua”, avaliou.

Ainda conforme Maria Fernanda, a Secult agora já está trabalhando na segunda etapa do Arte de Rua e mediante a avaliação do que foi levantado no encontro existe o desafio de ampliar o trabalho de grafitti e também incluir a capoeira, entre as oficinas do projeto que já oferece oficinas de MC, basquete de rua, dança e grafitti. “ Os jovens presentes destacaram a importância de colorir mais as escolas, de levar a arte do grafiiti até estes espaços e através do projeto, vamos trabalhar para colaborar com essa demanda”, finaliza.

O projeto Arte de Rua aos Quatro Ventos foi idealizado em 2009 pela secretaria de Cultura e Turismo e pretende, através da valorização das linguagens da cultura hip hop, promover a inclusão social, o diálogo com a juventude e incentivar a produção cultural nos bairros da cidade.

Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão