Início > Notícias > Secretário do Meio Ambiente participa de reunião com a EMATER

Secretário do Meio Ambiente participa de reunião com a EMATER

Régis Grassi, Secretário do Meio Ambiente de Jaguarão participou no dia 12 de Janeiro de um encontro para a divulgação do programa Açudagem.

O encontro que aconteceu na Agência Lagoa Mirim contou com a participação Secretários dos municípios de Pelotas, Arroio Grande, Cerrito, Pedro Osório, Pedras Altas e foi coordenada por João Carlos Soares Caldeira – Coordenador Regional da SDR e Luiz Maria Godoi – Gerente Regional da EMATER/Pelotas.

O programa que visa em um convênio entre DRS-EMATER/RS-Prefeituras Municipais tem como principal objetivo atender os produtores rurais, especialmente aqueles que têm sofrido com os períodos de estiagem, procurando reservar água para uso na irrigação das culturas e dessedentação animal, além de criação de peixes como atividade complementar.

Na região administrativa que abrange 50 municípios, serão elaborados 180 projetos de açudes, cisternas e irrigação.João Carlos observa que a irrigação não é para conter a seca, mas para amenizar a situação da estiagem e, também, para utilização em culturas, pastagens e na diversificação da produção, também apontou a irrigação como estratégia para aumentar a produção e observou que, mesmo naquelas regiões com registros de altos volumes de chuva atingindo 1.600 mm/ano, ocorre escassez em épocas de estiagem. “Por isso, é importante o armazenamento da água”, reafirmou. E, ainda, com a prática da irrigação, a produção agropecuária pode dobrar ou triplicar, compensando os custos dos investimentos.

O município de Jaguarão foi contemplado com a aprovação de projeto para a construção de dez açudes.