Início > Notícias > Ação de prevenção à saúde da mulher é realizada pela Prefeitura Municipal

Ação de prevenção à saúde da mulher é realizada pela Prefeitura Municipal

Entre as atividades alusivas ao dia da Mulher, na noite de quarta-feira (08), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde realizou um mutirão para a coleta do exame Papanicolau que tem como função prevenir o câncer de colo de útero e é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.
Na ocasião, as UBS dos Bairros Kennedy e Boa Esperança fizeram diversos atendimentos na parte da noite. De acordo com o Secretário de Saúde Rogério Cruz, a iniciativa do atendimento noturno serviu para aquelas mulheres que trabalham durante a semana, cujo horário de expediente coincide com o de atendimento da unidade. “Assim sendo, abrimos exceção para esta coleta do Papanicolau”, frisou o secretário.
O Prefeito Favio Telis, acompanhou o andamento das atividades nas UBS e ressaltou: “queremos aproveitar a ocasião para sensibilizar as mulheres para a importância do exame preventivo no controle e tratamento do câncer do colo de útero, esse exame é simples e tem reduzido as mortes pela doença em 70%, especialmente na faixa de maior risco que compreendem as mulheres entre 35 a 49 anos”.