Início > Gabinete do Prefeito > Prefeitura realiza atividades alusivas ao dia Internacional da Síndrome de Down

Prefeitura realiza atividades alusivas ao dia Internacional da Síndrome de Down

“Uma data singela, mas de suma importância para mostrar a sociedade que ser diferente é normal”, foram com essas palavras que o Secretário de Educação Adão Samarone iniciou sua fala na abertura oficial do evento alusivo ao dia internacional da Síndrome de Down.
O encontro que teve seu início na manhã de terça-feira (21) foi realizado pela Secretaria de Educação e contou com a participação de autoridades, professores e comunidade em geral.
A invernada da APAE abriu as atividades com uma bela apresentação que emocionou todos os presentes. “Precisamos enaltecer o trabalho que a APAE faz na cidade, a invernada é um exemplo disso. Uma ação muito importante, que dá visibilidade para as pessoas com deficiência. Agradeço a Prefeitura pela realização desse evento e a oportunidade da nossa presença”: ressaltou a presidente da entidade, professora Carmem Suzana Rosales.
Para Márcia Silvana, responsável pela educação inclusa no Município, a data ressalta o direito que os portadores tem de ser reconhecido como pessoa, dentro das diversidades, “eles possuem os mesmos direitos e necessidades que os demais, o de ser amado, respeitado, compreendido e acima de tudo ser visto como um ser singular que tem suas necessidades e potencialidades”.
De acordo com o Prefeito Favio Telis, a reflexão sobre o tema deve ser feita todos os dias, “manteremos a nossa parceria com a APAE, a invernada dessa instituição é um exemplo de que com cuidado e carinho todas as pessoas são iguais e este é um compromisso de nosso governo, de tratar todas as pessoas de forma igual respeitando as diferenças”.
Após as falas, aconteceram as palestras da Psicóloga Luciara Queijo e da Pediatra Dra. Alice Donato Gonzalez. Ao longo da tarde, quem passou pela Praça Alcides Marques foi convidado a prestigiar diversas atividades, como contação de história, biblioteca itinerante, brinquedos infláveis, dentre outros. “É um evento bastante importante, estamos num espaço público da cidade para uma sensibilização, uma socialização. Estamos ocupando outros espaços que não as escolas e, o melhor com a participação de todos”, afirmou Vera Ferreira, secretária adjunta da Secretaria de Educação.