Início > Notícias > Prefeitura inicia campanha vacinação contra gripe

Prefeitura inicia campanha vacinação contra gripe

Na segunda, 17 de abril a Prefeitura de Jaguarão iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza que se estenderá até o dia 26 de maio.
No primeiro momento, a campanha inicia para os grupos prioritários, onde se incluem idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 40 dias após o parto), trabalhadores da saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renal, hepática, neurológica, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados e portadores de trissomias) e outras condições clínicas especiais e professores das escolas públicas e privadas.
Os professores deverão comprovar o vínculo com as escolas e, sendo atuantes nas salas de aula, podem ser do ensino infantil, fundamental, médio e universitário, sejam elas da rede pública ou privada, bastando apresentar no momento da vacinação uma declaração ou o contracheque, além de um documento oficial com foto.
No caso dos portadores de doenças crônicas, estes devem apresentar um atestado médico do ano de 2016 ou 2017, com o número do Código Internacional de Doenças (CID) ou uma receita de até seis meses.
Os familiares e cuidadores de pacientes acamados devem comparecer nas unidades de saúde mais próxima e fazer o cadastramento para que eles recebam a vacina em casa. Uma equipe Os pacientes inseridos no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) não precisam realizar o cadastramento, porque os profissionais do próprio programa farão a vacinação dos pacientes atendidos regularmente.
A coordenadora de Imunização do Município, Sabrina Vencato, em entrevista, fez um alerta à população para que não se vacine em cima da hora. “É importante que todos os grupos definidos busquem esta proteção dentro do prazo preconizado pelo Ministério da Saúde. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir o efeito”, observa.
“Estamos nos preparando para atingirmos a meta, com uma estrutura que vai atender a população em todos os postos de Saúde, nossa meta é de vacinar 7 mil pessoas este ano e no dia D (13 de Maio) iremos reforçar a equipe e realizar uma força tarefa para atingir a meta “, disse o secretário de saúde, Rogério Cruz.