Início > Gabinete do Vice Prefeito > Intercâmbio entre Brasil e Uruguai é firmado em ata

Intercâmbio entre Brasil e Uruguai é firmado em ata

Com o objetivo de estreitar os laços na área educacional entre Brasil e Uruguai, na manhã de terça-feira (25) aconteceu na Biblioteca Pública à assinatura da ata de irmandade entre as escolas das cidades de Jaguarão e Rio Branco.

O Projeto denominado Intercultural de Fronteira visa estabelecer o intercâmbio Escolar entre os dois países, através de um modelo de ensino comum em escolas de zona de fronteira, a partir do desenvolvimento de um programa para a educação intercultural, com ênfase no ensino do português e do espanhol.

Num primeiro momento as escolas municipais que farão o intercâmbio serão a Padre Pagliani e Dr. Fernando Corrêa Ribas (Brasil) e as escolas de número 05 e 12 (Uruguai).

De acordo com a Cônsul do Uruguai no Brasil, Suzana Rivero, esse projeto vem sendo estudado há muito tempo com muita dedicação e amor: “hoje estamos concretizando algo que irá unir os dois países através do intercâmbio, compartilhando momentos de duas nações distintas, mas com seu potencial cultural”.

Para o Secretário de Educação, Adão Samarone  a realização do ato de irmandade é de suma importância para a união dos países vizinhos: “me sinto privilegiado em estar presente nesse momento tão importante para as duas cidades”.

“Duas cidades separadas por uma ponte com cultura e costumes diferentes, esse projeto nas escolas visa à valorização do aprendizado, unir forças para que o MERCOSUL funcione da maneira que deve funcionar, deixando de lado as políticas partidárias em prol da educação”, ressalta o vice-Prefeito Henrique Edmar Knorr Filho.