Início > Notícias > Prefeito Favio Telis e autoridades uruguaias criticam e desmentem notícia do Jornal “El País”

Em nota oficial, prefeito Favio Telis desmente matéria do jornal “El País”.

Por: Leandro Bonow (24/05/2017) 12:10h – Foto: Juliana Lima (Divulgação/PMJ)

A matéria veiculada no jornal “El País” no dia 19 de maio, intitulada “Rotura en puente obliga a hacer 120 kilómetros más – Los camiones ingressarán a Brasil por la frontera de Aceguá.” causou preocupação à fronteira Jaguarão/Rio Branco.

Imediatamente à publicação, o prefeito Favio Telis entrou em contato com as autoridades Brasileiras e Uruguais para comprovar a veracidade dos fatos mencionados no jornal. Verificou-se que, não há por ambos os países nenhuma intenção de interditar a Ponte Mauá para o trafego de caminhões, no entanto, ressaltou que existe tratativas  sobre o projeto de reforma e restauro da Ponte Mauá.

Diante da repercussão do caso, o prefeito Favio Telis e o vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, na tarde de terça-feira (23), às 18:30 horas, se reuniram com despachantes aduaneiros, representantes de transportadoras e o gerente da MULTILOG (empresa que administra o Porto Seco de Jaguarão), para esclarecer que a matéria publicada no periódico uruguaio era uma notícia forjada – um factoide – com interesses políticos e econômicos para atrair a atenção da opinião pública.

De acordo com Favio Telis, os dois países estão em tratativas para dar andamento ao projeto que visa reformar e restaurar a Ponte Mauá, e criticou a matéria publicada no Jornal “Me surpreendeu as pessoas compartilhando nas redes sociais uma matéria a respeito de uma interdição de caminhões na Ponte Mauá, ao ler a noticia também fiquei preocupado, e entrei em contato com o Alcalde Christian Morel e o Intendente de Cerro Largo, Sergio Botana, para saber se as declarações partiram do governo Uruguaio, foi nesse momento que tomei conhecimento da verdade dos fatos, de que, a matéria era um factoide para promover um Deputado Uruguaio, segundo informações relatadas por autoridades uruguaias.”

Presente na reunião e representando o Alcade Crhistian Morel e o intendente de Cerro Largo Sergio Botana, Alexader Rocha Lindiman, reforçou que a informação veiculada no jornal não representa a verdade dos fatos “A imprensa sensacionalista divulgou uma informação não confirmada pelo Departamento de Cerro Largo sobre as recentes tratativas entre os dois países para reformar e restaurar a Ponte Mauá.”

Confira a nota oficial da Prefeitura.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Jaguarão vem de público esclarecer em Nota Oficial que a matéria publicada no jornal “El País” no dia 19 de maio, intitulada “Rotura en puente obliga a hacer 120 kilómetros más – Los camiones ingressarán a Brasil por la frontera de Aceguá.” não representa a verdade dos fatos.

Ressalta-se, que os dois países estão em tratativas para dar andamento ao projeto de reforma e restauro da Ponte Mauá, e em nenhum momento cogitou-se a possibilidade de uma intervenção na Ponte Mauá no sentido de inviabilizar o trafego de caminhões.

Diante disso, queremos com essa Nota Oficial restabelecer a verdade e tranquilizar a fronteira Jaguarão/Rio Branco.

Atenciosamente,

Favio Telis