Secretaria de Saúde realiza reunião com açougueiros
  • Por: Juliana Lima  Foto: Divulgação (PMJ)  09/06/2017  11h

    Na noite de quinta-feira (8), a Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária realizou uma reunião com comerciantes do ramo de venda de carnes.

    Na ocasião, a Coordenadora da vigilância, Patrícia Lisiane Silva, falou da nova portaria 66/17 complementada pela 146/17 da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul que determina novas regras para este comércio.

    “Com esta portaria, os açougues serão divididos em duas categorias: açougues tipo A1 e açougues tipo A2. Os açougues tipo A1 poderão fazer todas as etapas já feitas atualmente como fracionar e moer carnes, entretanto, com uma peça exclusiva no seu estabelecimento específica para isto, esta no qual tem que ser climatizada com temperatura máxima de 16 graus e os  tipo A2 poderão fracionar e moer carnes somente na presença do consumidor (cliente),” explica a coordenadora Patrícia.

    A portaria estabelece ainda a proibição de industrialização de carnes (ex.: empanados, almondegas, carnes temperadas), produção de alimentos preparados prontos para o consumo (churrasco), fracionamento de carnes temperadas, abertura de embalagens originais de miúdos de todas as espécies e das embalagens de carne de aves.

    Ao final do encontro, foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta, no qual, os presentes se responsabilizaram que, até o final do mês de junho, estarão se adequando à legislação vigente.

    Para Patrícia, a reunião foi considerada satisfatória “Nosso objetivo é sempre o da prevenção por isso realizamos essa reunião”, finaliza Patrícia.

    Presente na reunião o Secretário de Saúde Rogério Cruz afirmou que o governo municipal  está trabalhando para auxiliar  e orientar os comerciantes para se adequarem a nova portaria  “Eventuais duvidas sobre a nova portaria podem contatar o setor de vigilância sanitária pelo telefone (3261-1700), ou se dirigirem ao prédio da Secretaria de Saúde, localizada na Avenida 27 de Janeiro. Nosso objetivo é de auxiliar e informar os comerciantes do ramo de carnes sobre a nova portaria”, esclarece o secretário Rogério Cruz.

EVENTOS
MARÇO 28

Qual vai ser?

O SICRED, em parceria com a Secretaria de

SABER MAIS