Início > Informativos > Secretaria de Saúde realiza reunião com açougueiros

Secretaria de Saúde realiza reunião com açougueiros

Por: Juliana Lima  Foto: Divulgação (PMJ)  09/06/2017  11h

Na noite de quinta-feira (8), a Secretaria de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária realizou uma reunião com comerciantes do ramo de venda de carnes.

Na ocasião, a Coordenadora da vigilância, Patrícia Lisiane Silva, falou da nova portaria 66/17 complementada pela 146/17 da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul que determina novas regras para este comércio.

“Com esta portaria, os açougues serão divididos em duas categorias: açougues tipo A1 e açougues tipo A2. Os açougues tipo A1 poderão fazer todas as etapas já feitas atualmente como fracionar e moer carnes, entretanto, com uma peça exclusiva no seu estabelecimento específica para isto, esta no qual tem que ser climatizada com temperatura máxima de 16 graus e os  tipo A2 poderão fracionar e moer carnes somente na presença do consumidor (cliente),” explica a coordenadora Patrícia.

A portaria estabelece ainda a proibição de industrialização de carnes (ex.: empanados, almondegas, carnes temperadas), produção de alimentos preparados prontos para o consumo (churrasco), fracionamento de carnes temperadas, abertura de embalagens originais de miúdos de todas as espécies e das embalagens de carne de aves.

Ao final do encontro, foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta, no qual, os presentes se responsabilizaram que, até o final do mês de junho, estarão se adequando à legislação vigente.

Para Patrícia, a reunião foi considerada satisfatória “Nosso objetivo é sempre o da prevenção por isso realizamos essa reunião”, finaliza Patrícia.

Presente na reunião o Secretário de Saúde Rogério Cruz afirmou que o governo municipal  está trabalhando para auxiliar  e orientar os comerciantes para se adequarem a nova portaria  “Eventuais duvidas sobre a nova portaria podem contatar o setor de vigilância sanitária pelo telefone (3261-1700), ou se dirigirem ao prédio da Secretaria de Saúde, localizada na Avenida 27 de Janeiro. Nosso objetivo é de auxiliar e informar os comerciantes do ramo de carnes sobre a nova portaria”, esclarece o secretário Rogério Cruz.

Notícias

Recentes


Informativos

Diversos

Oferecemos a você

Nossos Serviços

Conheça nossa

Cidade Heroica

Conheça a Cidade de Jaguarão/RS, Cidade

Venha conhecer Jaguarão. Desfrute de belas paisagens, boa hospitalidade e nossa rica história.

Clique aqui

Avenida 27 de Janeiro, 422 - 96300-000 - Centro - Jaguarão, RS | Telefone: 0800 000 2042