Amplo debate democrático marcou 4º Conferência Municipal de Cultura
  • Prefeito Favio Telis na abertura da 4º Conferência Municipal de Cultura (Foto: Juliana Lima/PMJ)

14/06/2017  atualizado 23:18 horas

Com o tema “Cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico no Brasil”, a 4° Conferencia Municipal de Cultura, realizada nos dias 9 e 10 de junho, em Jaguarão, definiu as diretrizes para o Plano Municipal de Cultura, bem como elegeu os Delegados e Conselheiros para Conferência Estadual em Porto Alegre.

No primeiro dia da conferência, o prefeito Favio Telis fez abertura do evento e falou sobre as potencialidades da cultura no município, além de elencar os desafios da gestão para envolver toda comunidade no processo de preservação do patrimônio material e aspectos relacionados a produção cultural.  “O governo municipal é parceiro na construção de políticas publicas no setor da cultura. Nosso desafio é trazer a comunidade para participar desses debates, precisamos envolver a comunidade nesta conferência no sentido de pensarmos e discutirmos em conjunto as setoriais da cultura”, destacou o Prefeito Favio Telis.

O Secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Segóvia, abordou em sua fala a importância da conferência para os ativistas e produtores culturais. “Essa noite é muito importante para os ativistas e produtores culturais, pois, iniciamos as discussões sobre os eixos temáticos da conferência. No sábado, serão escolhidos os delegados e conselheiros para Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 09 e 10 de Julho na cidade de Porto Alegre”, explicou.

Participaram da mesa, o Prefeito Favio Telis, o secretário de Cultura e Turismo, Rodrigo Segóvia, a Diretora da Unipampa, Dra. Ana Cristina da Silva Rodrigues, o Mestre de Cultura, Carlos José de Azevedo Machado, e representando o Poder Legislativo a vereadora Miriam Coelho.

Após às apresentações iniciais dos participantes da mesa, o secretário fez a leitura do Regimento Interno da 4º Conferência Municipal de Cultura e na sequência o Mestre de Cultura explanou e debateu os eixos temáticos da conferência.

No segundo dia, os grupos de trabalhos distribuídos nos seis eixos temáticos – Economia da Cultura e novas tecnologias; Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; Cultura e Sustentabilidade; Cidadania, Diversidade e Participação; Política Cultural, Gestão e Capacitação e Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural, indicaram as diretrizes para o Plano Municipal de Cultura.

Plateia no segundo dia da 4º Conferência Municipal de Cultura (Foto: Leandro Bonow/PMJ)

No encerramento do evento foi realizado a escolha dos Delegados que participaram da Conferencia Estadual de Cultura e dos Conselheiros que faram parte do Conselho Municipal de Politica Cultural de Jaguarão.

Relação dos Delegados e Conselheiros

Delegados de Cultura representantes da Sociedade Civil:

Luis Átila dos Santos (Titular)

Daniel Filipe Soares Souza (Titular)

Pollyanna Querino Cardoso (Titular)

Igor Polatscheck (suplente) (Suplente)

Wilson Maciel (suplente) (Suplente)

Karina Constantino Brisolla (suplente)

Delegado de Cultura representante do Poder Público

Tibério Marques Schorn da Silva (Titular)

Conselheiros de Cultura representantes da Sociedade Civil

Audio Visual