Início > Notícias > Jaguarão recebe I Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha

Jaguarão recebe I Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha

Fotos: Juliana Lima

Com o objetivo de resgatar a ancestralidade e valorizar a identidade e cultura negra no Rio Grande do Sul, entre os dias 14 e17 aconteceu em Jaguarão à primeira Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha uma intensa programação cultural gratuita e aberta ao público.

Durante os dias diversas atividades artísticas e formativas foram apresentadas, como espetáculos de dança e música, exposições e intervenções de artes visuais, exibição de produções audiovisuais e realização de oficinas de moda, costumes, gastronomia e debates sobre tradições e saberes. A programação ocorreu nas escolas públicas municipais, Biblioteca Pública, Teatro Esperança, Clube Negro 24 de Agosto e Antigo Centro de Economia Informal.

Contemplado com o Edital Pró-cultura FAC Regional e com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o projeto foi realizado pela Imago Produtora, Instituto Sócio Cultural Afro-Sul Odomode e Patuá Comunicação Solidária com a poio da Prefeitura Municipal de Jaguarão, através das Secretarias de Cultura e Turismo e Educação de Desporto.
O encerramento aconteceu na noite de domingo (18) com uma belíssima apresentação do espetáculo Cênico, “O feminino Sagrado- Um olhar descendente da Mitologia Africana”.

De acordo com a Coordenadora da Mostra, Luana Gonzalez Khodjaoghlanian, da Imago Produtora, os encontros serviram ponto de encontro das expressões da cultura negra gaúcha, lançado um olhar sobre parte da imensa produção cultural do negro no Rio Grande do Sul. “Queremos referenciar, estimular e divulgar a produção material e imaterial da cultura popular afro-gaúcha, bem como apoiar o seu desenvolvimento, fomentando o incremento e o fortalecimento do ensino e da pesquisa na área da cultura popular”.

O Prefeito Favio Telis que acompanhou todas as manifestações ressaltou que a Mostra é de suma importância para o resgate da cultura que tanto contribui para as gerações, “Para sermos o que somos hoje, um povo bravo que vai a luta sem medo, que não recua diante de qualquer obstáculo, devemos isso a cultura afro, parabenizo a todos os artistas participantes e agradeço a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, em especial ao Secretário Victor Hugo Alves da Silva, pela parceria e por proporcionar para Jaguarão momentos de reflexão”.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ