Prefeito prestigia lançamento de livro no Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão
  • Foto: Leandro Bonow

O prefeito Favio Telis participou, na noite de terça-feira (19), do lançamento do livro “Cadernos Jaguarenses Vol 9”. Antes do ato, o Presidente do IHGJ, Eduardo Alvares de Souza Soares, fez um breve relato sobre a sua gestão a frente do Instituto e, posteriormente,  houve o momento de posse do novo Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, Sr. Vagner Pacheco dos Santos, que assumirá a gestão 2018 – 2020, do IHGJ.

O evento foi prestigiado por autoridades e empresários que compareceram para o lançamento do Cadernos Jaguarenses Vol 9, que traz uma homenagem ao Ilustre Cláudio Rota Rodrigues (falecido em 9 de maio de 2017).

A obra perpassa fatos e personagens marcantes da história de Jaguarão. Em especial, o Século XIX – como o autor – Alexandre dos Santos Villas Bôas, que assina o capitulo I em Construtores da Cidade de Jaguarão (1846-1940). Nesta edição, documentos inéditos revelam a vida e a trajetória do Diplomata e Professor Joaquim Caetano da Silva. Também assinam a obra Anna Beatriz Ereias Ensslin que aborda o Grêmio Literário do Ipinha e Sérgio da Costa Franco – Casamentos em Jaguarão no século 19: A origem dos Nubentes.

Na oportunidade, o prefeito Favio Telis destacou a importância da iniciativa de publicar os Cadernos como forma de preservar a memoria dos Jaguarenses. “É uma obra extraordinária de uma importância muito grande para comunidade”, disse.

O Presidente do IHGJ, Vagner Pacheco dos Santos, agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores por ajudar o Instituto. Participaram também do evento o Presidente do Legislativo Dr. Renato Baucke (PP) e o vereador Luis Veleda (PMDB).

Fonte: Decom