Início > Gabinete do Prefeito > Prefeitura inicia castrações em parceria com clinicas veterinárias

Prefeitura inicia castrações em parceria com clinicas veterinárias

Foto: Leandro Bonow

Ainda neste mês, serão iniciados os procedimentos cirúrgicos de esterilização/castração de cães, provenientes das ruas do munícipio e do Canil Municipal, a ser realizado por clínicas veterinárias particulares. Na tarde de quinta-feira (22), foi assinado o contrato de prestação de serviço entre a Prefeitura e as empresas credenciadas, conforme proposta apresentada através de Chamamento Público.

O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, permitidas prorrogações por iguais e sucessivos períodos, até o limite legal de 60 meses, de acordo com as necessidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Estão previstas inicialmente mil castrações caninas entre fêmeas e machos. Durante a reunião, o prefeito Favio Telis, ressaltou o empenho do governo municipal em equacionar uma antiga demanda da comunidade sobre a população canina no município, além disso esclareceu pontos do contrato, destacando que o credenciamento das clinicas ampliará o numero de castrações realizados pelo município.

“Estamos investindo aproximadamente 100 mil reais em castrações, trata-se de uma ação importante de saúde pública que beneficiará os animais e também a população. Sabemos da nossa responsabilidade, compreendemos todas as críticas que foram feitas até agora, mas com ajuda das pessoas que querem de fato ajudar os animais, com parcerias como essa realizada com as clinicas veterinárias, tenho convicção que vamos avançar no controle populacional, na diminuição de casos de zoonoses e até mesmo evitar acidentes de trânsito”, avalia o prefeito Favio Telis.

Presente na reunião, o Secretário de Saúde, Rogério Cruz, enfatizou que essa ação está no plano de governo e que o prefeito está trabalhando diuturnamente para realizar todas as propostas apresentadas. De acordo com a Diretora de Meio Ambiente, Laura de Farias Santos, além dessa importante parceria firmada com as Clinicas Veterinárias, outras ações já estão em andamento. “Em breve será finalizada a obra da sala de castração, como também daremos inicio ao projeto de ampliação dos isolamentos e melhorias na estrutura do Canil Municipal”, complementa.

Fonte: Decom