Início > Notícias > 1º Piquenique Literário garante alegria e incentivo à leitura para as crianças

1º Piquenique Literário garante alegria e incentivo à leitura para as crianças

A Praça do Desembarque foi cenário do 1º Piquenique Literário.

A Praça do Desembarque, no Centro Histórico de Jaguarão, ganhou cenário temático de Páscoa e muitas cores, na quarta-feira (21), e se transformou num ambiente de incentivo à leitura e muita alegria às crianças, para receber os alunos da Educação Infantil, que participaram do 1º Piquenique Literário. Na atividade houve contação de histórias, apresentação das mascotes da Biblioteca Pública, lanche e chocolate.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED) e Biblioteca Pública Oscar Furtado de Azambuja, o objetivo da iniciativa é estimular a capacidade de compreensão sobre a importância da leitura, despertar o raciocínio lógico e a compreensão de preservar e valorizar o patrimônio do Município.

Ao lado do Mercado Público, sentadas às sombras das figueiras, as crianças acompanharam as apresentações das mascotes da Biblioteca Pública – “TECA” e o Patrimônio de Jaguarão “PJ”, junto ao ícone da Pascoa – o Coelho.

“O Piquenique foi de grande importância para a educação infantil uma vez que essa ação vem de encontro aos nossos projetos que serão desenvolvidos durante o ano. Queremos propiciar as nossas crianças um espaço de leitura e de incentivo que se apropriem da Biblioteca, como um espaço não só de cultura, mas também de entretenimento”, destaca Cricia Martins, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil. “Parabenizo a Professora Fabiane Techera pela iniciativa e por nos convidar para estabelecer essa parceria”, comentou.

“A ideia da atividade ser realizada em praça pública lança um novo olhar sobre a ocupação destes locais, propiciando a socialização dos alunos, reflexão sobre os saberes e apreciação da natureza”, enfatiza Fabiane Techera, Coordenadora da Biblioteca Pública e idealizadora do projeto, sobre o 1º Piquenique Literário ser realizado na Praça do Desembarque. Segundo o Secretário de Educação e Desporto, Adão Samarone, a promoção de atividades que promovam a leitura e despertem o interesse das crianças ao mundo literário é um compromisso da Educação Municipal, pois servirá como base para outras aprendizagens.

O prefeito Favio Telis e o Presidente do Legislativo vereador Enio Rigatti (MDB), também participaram da atividade. De acordo com o prefeito, a Educação Infantil está evoluindo muito em seu governo. “Estamos reformando as escolas, entregando mobiliário e aparelhos eletrodomésticos para melhorar o ensino das crianças além de dar um conforto melhor para os educadores e funcionários”, avalia. Favio disse ainda que iniciativas como essa (Piquenique Literário) são extremamente importantes para despertar nas crianças o interesse e o prazer pela leitura.

A Secretaria de Educação e Desporto já está trabalhando no planejamento da segunda edição do Piquenique Literário.

Fonte: Decom