Início > Informativos > Projeto Ecoviver, a arte de viver e transformar o meio

Projeto Ecoviver, a arte de viver e transformar o meio

Na manhã desta sexta-feira (13), na Biblioteca Pública as professoras da rede municipal através da Secretaria de Educação e Desporto receberam instruções sobre o funcionamento do projeto Ecoviver.

O projeto tem por objetivo transformar a realidade por meio da arte, trazendo um novo olhar acercadas questões urgentes da atualidade, fomentando, na comunidade escolar, a discussão sobre sustentabilidade e democratizando a linguagem teatral.

As professoras receberam orientação de como trabalhar o tema em sala de aula, além disso realizaram práticas em grupos e expuseram aos demais profissionais, formas de como a metodologia poderá ser realizada em suas escolas.

Conforme a Secretária Adjunta de Educação e Desporto Vera Ferreira “esse trabalho será para uma mudança de postura e uma conscientização maior para questões que envolvam o meio ambiente e as ações ambientais nas escolas”.

O Ecoviver é um projeto viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias, alcança sua 13ª edição. Promove atividades culturais, gerando reflexão e despertando o senso crítico de professores e alunos. O Ecoviver acredita que há sempre algo novo para aprender.

O vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho desejou sucesso na execução do projeto aos professores e frisou sobre a valorização deles dentro do meio escolar, pois é a partir da escola que a comunidade se transforma.

Durante o tempo em que o projeto for desenvolvido nas escolas a diretora pedagógica do Ecoviver Leandra Tillmann, assessorará todas as professoras, além de dar atendimento uma vez por mês. Sendo que, nos meses de agosto e setembro haverá as apresentações teatrais como finalização do projeto em cada escola. Já as quatro melhores executoras do Ecoviver apresentarão no dia 5 de outubro no Teatro Esperança a peça teatral para a comunidade.

Para a diretora pedagógica Maria Amália Gonçalves Peres “a sustentabilidade está em todos os conteúdos, entra em todo o aprendizado dos alunos, não está restrita apenas a área da ciência”.

Durante o período da tarde, as atividades prosseguem com a realização de workshop de práticas teatrais para os professores.