Prefeito Favio Telis assume presidência do Comitê Binacional de Fronteira
  • Prefeito Favio Telis recebeu o cargo do Intendente de Rivera Marne Osório (Foto: Decom/PMJ)

Meta do novo presidente é unir força política em torno de uma agenda de desenvolvimento para as cidades gêmeas de fronteiras.

O prefeito de Jaguarão, Favio Telis, tomou posse nesta segunda-feira (14), como novo presidente do Comitê Binacional de Fronteira. Entre as metas do novo presidente está a união de forças políticas entre Intendentes, prefeitos e Alcaldes, em torno de uma agenda de desenvolvimento para as cidades gêmeas de fronteiras e para pressionar demais esferas do governo para atender as necessidades dos municípios.

Favio destacou a importância de unificar o grupo para buscar soluções efetivas para os problemas das cidades de fronteira. “Primeiro precisamos desta união para fortalecer o Comitê e, assim, darmos início as reuniões de trabalho para efetivamente buscarmos soluções para os problemas”, disse o prefeito.

A escolha do prefeito Favio Telis se deu em virtude da alternância de poder entre os dois países na gestão do Comitê. O fato de o novo presidente liderar um grupo de prefeitos da Azonasul, no ano passado, também é considerado fundamental na decisão dos Intendentes, prefeitos e Alcaldes, para alavancar a representatividade política do Comitê.

Durante o encontro, muitos assuntos foram debatidos, entre eles, a pauta da instalação dos free shops no lado brasileiro e os desafios dos gestores para capacitação dos trabalhadores para atuarem nestas lojas. O tema da saúde também ganhou destaque entre os presentes.  Além disso, foram tratados temas relacionados a infraestrutura dos municípios e as formas de acessar linhas de créditos para realizar obras de saneamento, pavimentação, entre outras.

O presidente disse ainda que este mês estará em Brasília já tratando das pautas elencadas no encontro e anunciou que a nova reunião do Comitê deverá ser realizada em Junho.

O evento contou com a participação de diversas autoridades de ambos os países, incluindo, o representante do Ministério das Relações Exteriores Marcelo Cid Laraburu e o Vice-Cônsul do Brasil em Rio Branco Rafael de Sá Andrade, que estava representando o Embaixador do Brasil.

Fonte: Decom