Início > Material de Imprensa > Programa Adolescente Aprendiz contribui na formação de jovem jaguarense

Programa Adolescente Aprendiz contribui na formação de jovem jaguarense

Uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto juntamente com a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre está transformando para melhor a vida de um jovem jaguarense. Isso porque ele faz parte do programa Adolescente Aprendiz que oferece aos jovens entre 15 anos e 16 anos e 4 meses a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

De acordo com a professora psicopedagoga, Alcinda Patron, que desenvolve um trabalho voluntário dentro deste programa, desde o dia 10 de outubro deste ano ela vem realizando capacitação, orientação e acompanhamento da vida escolar e profissional do jovem Gabriel Sampaio Silveira, 15 anos, estudante da 8ª série (noturno) da Escola Hermes Pintos Affonso.  Ela conta que são realizados encontros semanais na Biblioteca, momento em que ela desenvolve atividades com Gabriel. “Ele é um jovem muito estudioso e responsável. Está sendo ótimo trabalhar com o Gabriel e ver que o programa está contribuindo na formação dele”, diz.

Satisfeita com o impacto do programa na vida de Gabriel, a professora conta orgulhosa que ele está tendo a oportunidade de realizar estágio na agência local do Banco do Brasil, onde continuará trabalhando até setembro de 2015. O banco é um dos parceiros do programa.

Sobre como foi feita a escolha do jovem para fazer parte do Adolescente Aprendiz , Alcinda explica que em Jaguarão a seleção  foi feita a partir dos dados colhidos durante as visita da assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação às famílias de baixa renda. Essas informações sobre os dados socioeconômicos das famílias  foram enviados a Pequena Casa da Criança de Porto Alegre onde então é feita a escolha de um adolescente.

Ainda segundo a voluntária do programa, com a renda do estágio Gabriel já está planejando o seu futuro em uma Universidade e também auxiliando na renda da família. O jovem reside no bairro Indianópolis onde mora com os pais e mais oito irmãos.

Saiba mais sobre o Programa: O objetivo do Programa Adolescente Aprendiz é promover a formação profissional como uma importante arma para o jovem em sua luta pelo primeiro emprego e também levando a alcançar um diferencial competitivo em uma economia onde a demanda por mão de obra qualificada é cada vez maior, além de estimulá-lo a prática da cidadania, valores éticos e profissionais dentro e fora do ambiente de trabalho.  O Programa é embasado no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei n° 10.097/2000, conhecida como “Lei da Aprendizagem”.

Em Jaguarão a Prefeitura através da Secretaria de Educação e Desporto disponibiliza uma professora para desenvolver esse trabalho por entender a importância da formação do cidadão e da sociedade.

Para conhecer o trabalho da Pequena Casa da Criança de Porto Alegre acesse http://pequenacasa.org.br