Início > Material de Imprensa > Ato marca assinatura do contrato para obras de restauro do Mercado Público

Ato marca assinatura do contrato para obras de restauro do Mercado Público

Fotos: Fernanda Barbier

Mais um importante momento para o resgate da identidade do povo jaguarense, preservação do patrimônio histórico e para o avanço no desenvolvimento do município aconteceu no último sábado (14) no Salão Nobre da Prefeitura Municipal. O ato de assinatura do contrato com a empresa que irá executar as obras de restauro do Mercado Público reuniu representantes de diversos setores da sociedade e autoridades, entre elas o Deputado Federal e líder do governo federal na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT).

De acordo com o prefeito Cláudio Martins é uma grande alegria poder celebrar mais uma importante conquista para a comunidade jaguarense. Ele relembrou a atitude corajosa do seu governo em levantar a bandeira do patrimônio e definir a área como uma das prioridades de gestão. “Apostamos muito na valorização do patrimônio e graças ao trabalho dedicado de uma grande equipe estamos colhendo bons frutos”, destacou Martins.

Emanuel Lopez, representante da empresa Marsou Engenharia, a qual irá executar a obra, salientou que a empresa acredita em Jaguarão e que é uma satisfação poder trabalhar em mais uma obra que traz benefícios para a cidade. Ele contou que como forma de prestigiar o município, a empresa utiliza 100% da mão de obra local.  Atualmente a Marsou é responsável pela execução de outras obras no município, entre elas, o restauro do Teatro Esperança, o Centro de Intepretação do Pampa e a modernização e reforma do Ferrujão, com cerca de 150 trabalhadores.

Entre os convidados da cerimônia estava o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, Dr. Eduardo Alvares Soares, que fez referências positivas ao trabalho do IPHAN e Prefeitura na recuperação e preservação do patrimônio jaguarense. Ele falou sobre a importância do tombamento e dos restauros que estão acontecendo. “Se perdêssemos esses prédios, não mais reconheceríamos a nossa cidade. Isto é a singularidade de Jaguarão. Perdendo esses prédios perderíamos a nossa identidade”, observou.

Em sua fala o presidente também destacou que é fato que ainda existem graves problemas sociais que precisam de investimentos, porém objetivos não se excluem.  “Quando se faz uma ação, certamente não se dá as costas aos outros problemas. Quem pensa em uma cidade, tem que pensar no todo”, comentou.

O Deputado Federal Henrique Fontana enalteceu a qualidade do trabalho da equipe técnica da Prefeitura e da articulação do prefeito Cláudio Martins que resultou na captação de mais de R$ 40 milhões via PAC Cidades Históricas, para o restauro e preservação do patrimônio histórico. Ele afirmou que após a finalização de grandes obras como a do Teatro, do Centro de Interpretação do Pampa e do Mercado Púbico, certamente Jaguarão irá fortalecer a sua economia e será a maior referência em patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

Após os discursos das autoridades o prefeito Cláudio Martins, o representante da empresa, Emanuel Lopez e o Secretário de Cultura e Turismo Alencar Porto, realizaram a assinatura do contrato para a execução das obras. O deputado Henrique Fontana e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Dr. Eduardo assinaram como testemunhas.

Saiba mais: O Mercado Público foi construído entre os anos de 1864 e 1867 junto à antiga Praça do Comércio, a fim de promover a circulação de gêneros alimentícios de produção local e de mercadorias aportadas no rio Jaguarão. A recuperação do bem foi incluída entre as principais prioridades do município para o PAC 2 Cidades Históricas, do Governo Federal, que destinará cerca de R$40 milhões para a recuperação de prédios e áreas tombadas da cidade.

Conforme informações da Prefeitura a obra de restauro terá início nos próximos dias e a previsão é que esteja concluída em um período de 12 meses. O orçamento previsto para a obra é R$4.501.804,74 ( quatro milhões, quinhentos e um mil, oitocentos e quatro reais e setenta e quatro centavos). Entre os serviços previstos estão a estabilização estrutural da edificação, restauro da cobertura, forros, pátio, escadarias e porões, entre outros elementos, com vistas a devolver o bem ao uso da comunidade.