Início > Material de Imprensa > Jaguarão receberá unidade móvel para atendimento na zona rural e comunidade quilombola

CAM00041

Na última semana o município recebeu uma boa notícia para a saúde da população da zona rural. Conforme o secretário municipal de Saúde Celso Caetano, Jaguarão passará a contar com uma unidade móvel terrestre para a qualificação do acesso e da atenção à saúde às pessoas que vivem na comunidade quilombola assim como em outras localidades rurais. A assinatura do repasse do Governo do Estado para o município aconteceu na última quinta-feira (03) na Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre.

Para o secretário Celso Caetano, que representou o município no ato de assinatura, é importante destacar os avanços na atenção à saúde no Estado. “A aquisição desta unidade móvel terrestre  para comunidades Quilombolas e rurais é um resgate muito tímido que nosso Brasil possui com a população negra, mas graças as políticas do governador Tarso que instituiu o que é lei desde 1988 ,os 12% na saúde do nosso estado, é que políticas como essa de atender a remanescentes de quilombos podem sair do papel e serem executadas. Pra nós aqui de Jaguarão é com muito orgulho que fomos contemplados junto com mais 06 municípios do estado do Rio Grande do Sul”, diz Caetano que ainda faz referências de agradecimento aos servidores do DAS em especial a Miriam Alves (Coordenadora Estadual da saúde da População Negra), a Dolores Gaidarji (Coordenadora de Projetos de Jaguarão) e a Vereadora Miriam Coelho, pelo trabalho junto ao Governo Estadual para liberação deste importante recurso para Jaguarão.

Segundo a vereadora Miriam é uma satisfação receber a confirmação do recurso destinado para a unidade móvel, que será mais uma ferramenta que atenderá a saúde pública no município. “Este serviço da Secretaria de Saúde vai levar atendimento para cerca de 200 famílias da zona rural. O investimento de R$ 250.000,00 será para a aquisição de um ônibus que terá dois consultórios, sendo um para atendimento médico e outro para atendimento odontológico, totalmente equipados”, explica a vereadora que desde o ano passado vem recebendo reivindicações sobre este tipo de atendimento. “Trabalhei junto a Secretária Adjunta de Saúde em 2013, Dolores Gaidarji e com o Secretário de Saúde Celso Caetano para conseguir tramitar o projeto e adquirir esta unidade que descentralizará o atendimento de saúde nas áreas menos contempladas que é a zona Rural”, complementa.

Saiba mais: Além de Jaguarão foram beneficiados os municípios de Alegrete, São Gabriel, Rosário do Sul, Formigueiro, São Sepé, e Boa Vista do Incra, cada um com R$ 250 mil. As unidades móveis devem conter consultório médico e gabinete odontológico, equipados com todos os aparelhos necessários, conforme a portaria 2013/656.

A ação é uma parceria das coordenações estaduais da Saúde da População Negra e da Atenção Básica, que visa a responder as necessidades e demandas apontadas pelos movimentos sociais, em especial o movimento quilombola, à SES. “Trata-se da materialização e implementação de políticas de reparação no campo da saúde para a população negra que o Governo do Estado se comprometeu em atender”, afirmou a coordenadora estadual da Saúde da População Negra, Míriam Alves Olori Oba.

Qualificação da Atenção Básica: O incentivo para as unidades móveis integra um conjunto de novos repasses criados pela SES para qualificar o atendimento da Atenção Básica, especialmente das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Somados, os valores previstos para 2014 chegam a R$ 320 milhões e devem auxiliar os municípios a melhorar a estrutura das unidades físicas, ampliar o número de profissionais das equipes, informatizar o atendimento e adquirir veículos que facilitem o acesso a regiões rurais.