Início > Material de Imprensa > Brasil Alfabetizado forma mais uma turma em Jaguarão

Brasil Alfabetizado forma mais uma turma em Jaguarão

brasil alfa 2
Fotos: Fernanda Barbier

Na noite da última quinta-feira (03) no Salão do Círculo Operário/Cajuja foi realizada mais uma cerimônia de formatura do programa Brasil Alfabetizado. A atividade que contou com a presença de autoridades, familiares dos formandos, professores entre outros convidados teve início com a apresentação de capoeira feita pelos alunos do Mais Educação da Escola Manoel Pereira Vargas.

Na sequência o público acompanhou a cerimônia de abertura com a presença do vice-prefeito Lisandro Lenz, da Secretária de Educação, Maria da Graça Souza e da Coordenadora do Programa, Melânia Echevenguá.

brasil alfa 1Para a Secretária Maria da Graça, é sempre uma alegria poder vivenciar momentos como este. Ela destacou a importância do Brasil Alfabetizado e relembrou histórias de alunos que passaram pelo programa e que ganharam mais autonomia a partir do momento que tiveram a chance de poder aprender e a coragem de aceitar este desafio.

O vice-prefeito Lisandro Lenz falou do quanto o programa Brasil Alfabetizado representa para a educação e para a cidadania. Ele afirmou que o programa oportuniza a inclusão social e enfatizou que ações como essa são um dever do poder público e um direito do cidadão. “ Sabemos que nem todos os governos assumiram esta responsabilidade e o que o Brasil Alfabetizado proporciona é sem dúvida um dever e uma responsabilidade do Estado e é um direito da comunidade. Ficamos muito felizes em estar vendo os resultados positivos e o quanto  esta ação contribui para a população. Estamos possibilitando esta oportunidade, mas ela é completa e tem essa qualidade, pois contamos com uma equipe dedicada que cuida deste processo, educadores que levam o conhecimento a vocês e claro vocês alunos, que rompem barreiras e saem pra rua para aprender algo novo”, disse.

Após os discursos as autoridades, juntamente com as professoras realizaram a entrega dos certificados de participação e de alfabetização

Ao final da cerimônia os novos alfabetizados, Amilthon Mendes, Ary de Souza e Osvaldo Costa, emocionaram o público com a leitura de uma mensagem. Durante o chá de confraternização também foi feito mais um momento cultural com a apresentação musical de Paulo Timm e André Timm.

Os vereadores Oberte Paiva e Roseli Calveti também prestigiaram o momento.

Saiba mais: O programa Brasil alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional pelo Ministério da Educação em parceria com as prefeituras desde 2003.

Em Jaguarão o programa está ativo desde 2009  funcionando em ciclos de oito meses.

As turmas que se formaram na última semana começaram suas atividades em 30 de setembro de 2013 e encerraram em 30 de maio de 2014.

As turmas funcionaram nos seguintes locais e com as seguintes educadoras:

Comunidade Santa Teresinha no ,Cerro da Pólvora, com as alfabetizadoras Mara Regina Jorge Madruga no turno da tarde e Veriza Ferreira no turno da noite.

Escola Municipal Castelo Branco, bairro Kennedy com a alfabetizadora Joceli Rodrigues Dias no turno da noite.

Escola  Municipal Manoel Pereira Vargas ,bairro Pindorama, com as alfabetizadoras Marcia Elisa Bom e Ana Paula Franco dos Santos no turno da noite.

Comunidade São Vicente de Paulo, bairro Vencato, com a alfabetizadora Regina Maria Soares no turno da tarde.

Alunos que receberam os certificados de participação:

Edilma Franco

Paulo Brignol Roldan

Assis Vieira

Claudia Beatriz Pereira Domingues

Noely Rosa Rodrigues

Vera Regina Pereira Domingues

Jacy Mendes

Juraci Vieira Gonzalez

Luiz Carlos da Rosa

Maria Albertina de Souza

Alunos que receberam os certificados de alfabetização: