Início > Material de Imprensa > Governo Federal anuncia primeiro recurso para construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão

foto-jaguarao

O decreto da Presidenta Dilma Rousseff que destina o primeiro recurso para a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, ligando Brasil e Uruguai, no valor de R$ 20 milhões, foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). Conforme informações do Governo Federal a contratação da obra deverá ser feita pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Em Jaguarão, ao receber a notícia, o prefeito Cláudio Martins comemorou mais esta conquista para a população da fronteira. Segundo ele este tema está em pauta há mais de duas décadas, período em que foram realizadas muitas reuniões e pedidos, os quais foram importantes, porém foi a  partir de 2009 que efetivamente o tema se concretizou com a conquista dos recursos para a contratação do projeto executivo que foi desenvolvido pela empresa Enecon. “Estamos muito felizes com esta confirmação de suplementação de crédito para o orçamento do Ministério dos Transportes para que a contratação da obra possa ser feita ainda este ano. Esta obra, sem dúvida, é um marco na história do município e vai trazer um novo cenário de desenvolvimento tanto para Jaguarão como para a metade sul”, afirmou.

Sobre o processo o prefeito Cláudio lembrou o encontro entre a presidenta Dilma e o presidente Jose “Pepe” Mujica no ano de 2011, em Montevidéu, oportunidade em que o tema da segunda ponte esteve em destaque na pauta dos  países. Na época a presidenta afirmou que a obra da segunda ponte estava entre os grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento da região fronteiriça e que os dois países seguiriam adiante com os grandes projetos de integração física, logística e energética, em um esforço de criar uma sinergia de desenvolvimento entre o norte do Uruguai e o sul do Brasil. O prefeito Cláudio esteve presente nesta agenda e inclusive conversou com Dilma sobre a obra. “Este foi um dos importantes momentos deste processo. Cabe destacar que este projeto foi uma luta do nosso governo e que foram inúmeras tratativas em Brasília e encontros junto ao Ministério dos Transportes e no DNIT, agendas que sempre tiveram o apoio do Deputado Henrique Fontana (PT).

Ainda sobre os benefícios da obra o prefeito destaca que ela terá um forte impacto na região, já que trata-se de um investimento de cerca de R$160 milhões, que irá gerar centenas de postos de trabalho.   Martins ainda ressalta que a segunda ponte irá possibilitar o desvio do trânsito pesado da Ponte Internacional Mauá e também diminuirá o impacto ambiental na reserva do Taim. “Essa obra vai trazer, sem dúvidas, novas perspectivas para o setor transportista, geração de emprego e renda, e desenvolvimento como um todo”.

Saiba mais

A ponte sobre o rio Jaguarão terá 419m de extensão, com duas faixas de rolamento com 3,60m cada uma, dois acostamentos com 2,50m cada acrescidos de dispositivos de segurança, dois passeios para pedestres com 1,80m cada e, ainda, guarda-corpos com 12,5 cm cada. A largura da nova ponte será de aproximadamente 17,75m. O acesso a esta ponte será efetuado por via que se iniciará no cruzamento com a BR-116/RS, aproximadamente 4 km ao norte de Jaguarão, cruzando o Arroio Lagoões e o rio Jaguarão, terminando no cruzamento da Ruta 26 com a Ruta 18 (para Montevidéu), atingindo um total de 15,862 km de extensão. O acesso do lado brasileiro será de 9.070,50m e o acesso do lado uruguaio será de 6.372,90.