Início > Material de Imprensa > Postos dos bairros Pindorama e Boa Esperança recebem veículos para as equipes de ESF

Fotos: Fernanda Barbier

Na manhã de quinta-feira (11) o prefeito Cláudio Martins, o vice Lisandro Lenz e o secretário de Saúde, Celso Caetano realizaram a entrega de dois veículos, sendo um para a Unidade Básica de Saúde do Boa Esperança e outro para a Unidade Básica de Saúde da Pindorama.

Segundo o secretário Celso, os veículos serão utilizados para as visitas às famílias que são atendidas pelas unidades além dos serviços administrativos, permitindo a qualificação e maior agilidade no trabalho das equipes. “É com grande satisfação que hoje estamos conseguindo atender esta demanda das equipes de ESF, graças ao apoio do Governo do Estado que nos possibilitou a renovação da frota de veículos da Saúde. Esta é mais uma ação importante, entre tantas outras que estamos realizando”, disse.

Durante a conversa com as equipes o secretário ainda fez questão de destacar que em breve Jaguarão receberá mais uma ambulância, um veículo para Vigilância e uma Unidade Terrestre Móvel com consultório odontológico para zona rural. Além destas ações ele também informou que a Secretaria já está trabalhando na informatização de todos os postos, interligando todo o sistema com a Secretaria de Saúde.

Para o vice Lisandro Lenz a entrega dos veículos representa mais uma ação que integra um contexto de investimentos na área da saúde no município. “Estamos acompanhando um processo de progressão na saúde, que começou com a instalação das equipes de ESF e com o tempo estamos estruturando a saúde como um todo”, comentou o vice-prefeito salientando ainda a elaboração do plano de carreira dos servidores da saúde e da assistência social, que está sendo trabalhado em conjunto com os servidores, o qual além de trazer benefícios para a carreira dos funcionários tem a tarefa de qualificar os serviços de saúde para a população.

Durante sua fala o prefeito Cláudio Martins lembrou que no início de sua gestão não havia nenhuma equipe de ESF nos postos de saúde e destacou o quanto a implantação destas equipes tem qualificado a saúde em Jaguarão. “Construímos também novos postos, fizemos ampliações e reformas em postos já existentes, e já contamos hoje com cinco equipes de ESF atendendo milhares de famílias”. Ele ainda falou do concurso púbico e da nomeação de dezenas de profissionais para a saúde  e também do processo de intervenção no hospital com apoio do Governo do Estado que possibilitou uma nova fase na Santa Casa de Jaguarão, colocando em dia os salários dos servidores e  as cirurgias, além de qualificar e ampliar a oferta de serviços no hospital.

O primeiro veículo foi entregue às 8:30h no bairro Boa Esperança e o segundo às 11h no bairro Pindorama. As duas Unidades são onde estão instaladas as duas primeiras equipes de ESF do município.