Início > Material de Imprensa > Grande público participa da Mostra de Conhecimentos Científicos em Jaguarão

Grande público participa da Mostra de Conhecimentos Científicos em Jaguarão

01

Na manhã de sábado (13) foi realizada no auditório do Parque do Sindicato Rural a 5ª Mostra de Conhecimentos Científicos e a 4ª Mostra Binacional de Conhecimentos Científicos de Jaguarão, uma realização da Prefeitura através da Secretaria de Educação e Desporto. A atividade reuniu estudantes do Brasil e Uruguai e contou com a participação de um grande público.

De acordo com a SMED o evento tem como finalidade  oportunizar as escolas do município apresentarem os trabalhos ou projetos que estão sendo desenvolvidos nos espaços educacionais. Ainda conforme a secretaria a avaliação do evento foi um sucesso, e entre os elementos que comprovam o quanto o evento foi positivo estão a qualidade dos trabalhos apresentados, a possibilidade de integração entre estudantes dos dois países e o grande público que circulou pela Mostra.

A abertura da atividade contou com a presença da Secretária Maria da Graça Souza, do presidente do Legislativo Oberte Paiva e da vereadora Roseli Calvetti. “ É uma grande satisfação ver este espaço cheio de crianças,  jovens e professores. Como é bom ver este momento em que os alunos mostram seus trabalhos de pesquisadores, em um processo que vem sendo desenvolvido no campo e na cidade”, destacou a secretária.

O prefeito Cláudio Martins e o vice Lisandro Lenz também prestigiaram o evento e acompanharam o trabalho desenvolvido pelas escolas.

Participaram da atividade os alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil (Bolinha, Cebolinha, Pato Donald, Pedacinho do Céu, Sementinha, Profª Verdina Raffo e Casa da Criança), Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, EJA (Ceni Soares Dias, Dr. João Azevedo, General Antônio de Sampaio, Manoel Pereira Vargas, Pe. Pagliani e Lauro Ribeiro), alunos da rede estadual (Joaquim Caetano da Silva e Hermes Pintos Affonso) e também  alunos do Uruguai(Escuela Técnica de Melo, Escuela Técnica Fraile Muerto, Escuela Técnica de Rio Branco, Escuela Bicentenário Nº144 e Escuela 12).

Os trabalhos foram avaliados pelas professoras do Pró Necim, classificando os escolhidos para representar Jaguarão na Feira de Ciências, Matemática e Mais Saberes da metade Sul do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas no dia 27 de setembro.

Os trabalhos classificados foram:

-Categoria Educação Infantil: EMEI Casa da Criança, “Projeto Irrigação”.

Categoria Anos Iniciais: EMEB Lauro Ribeiro, “Raiva Herbívora”.

Categoria Anos Finais: EMEF Ceni Soares Dias, “Como identificar DNA Humano”.

Categoria EJA: EMEF Padre Pagliani, “Pressão Arterial”.

Categoria Ensino Médio: EEEF Hermes Pintos Affonso, “Vírus e Bactérias”.