Início > Material de Imprensa > Segunda Ponte: Licitação está confirmada para o mês de novembro

Segunda Ponte: Licitação está confirmada para o mês de novembro

Foto: Fernanda Barbier

Na sexta-feira (19) a convite do Ministério dos Transportes o Prefeito Cláudio Martins participou da reunião de trabalho que deu os encaminhamentos finais das discussões da Comissão Binacional para o lançamento do edital de licitação das obras da Segunda Ponte sobre o Rio Jaguarão. A   IX Reunião da Comissão Mista Brasileira-Uruguaia para a construção da Segunda Ponte Internacional sobre o Rio Jaguarão e a VI Reunião do Grupo Técnico Executivo para a restauração da Ponte Internacional Mauá, aconteceu na Biblioteca Pública Municipal e foi um importante momento para que os representantes dos governos dos dois países e demais gestores convidados  discutissem questões relativas às duas obras e tirassem dúvidas acerca dos processos licitatórios.

A cerimônia de abertura contou com a participação do Prefeito Cláudio Martins, do Alcalde de Rio Branco Robert Pereira, da Cônsul do Uruguai, Susana Rivero, além de diretores do Ministério dos Transportes do Brasil  e do Ministério dos Transportes do Uruguai. Representantes da empresa que realizou o projeto executivo da Segunda Ponte também estavam presentes.

Conforme o diretor executivo do DNIT, Tarcísio de Freitas, as duas obras serão licitadas em conjunto, sendo que o lançamento do edital está previsto para o mês de novembro deste ano. Ele explicou que a ideia de realizar a licitação das duas obras em conjunto é uma estratégia que visa aumentar as chances de sucesso do empreendimento e evitar uma possível licitação deserta.

Outra questão anunciada pelos representantes do Governo Federal  foi a confirmação da inclusão no projeto do trecho final da Avenida 27 de Janeiro até o acesso da obra, local que receberá nova pavimentação. Essa questão foi fortemente defendida pelo Prefeito Cláudio Martins e também uma demanda apresentada por muitas pessoas da comunidade durante Audiência Pública que aconteceu no ano passado.

A Segunda Ponte sobre o rio Jaguarão terá 419m de extensão, com duas faixas de rolamento com 3,60m cada uma, dois acostamentos com 2,50m cada acrescidos de dispositivos de segurança, dois passeios para pedestres com 1,80m cada e, ainda, guarda-corpos com 12,5 cm cada. A largura da nova ponte será de aproximadamente 17,75m. O acesso a esta ponte será efetuado por via que se iniciará no cruzamento com a BR-116/RS, aproximadamente 4 km ao norte de Jaguarão, cruzando o Arroio Lagoões e o rio Jaguarão, terminando no cruzamento da Ruta 26 com a Ruta 18 (para Montevidéu), atingindo um total de 15,862 km de extensão. O acesso do lado brasileiro será de 9.070,50m e o acesso do lado uruguaio será de 6.372,90.

As duas obras devem totalizar um investimento de aproximadamente R$200 milhões, impulsionando o setor transportista em Jaguarão e região, além de gerar um alto número de  novos postos de trabalho.