Início > Material de Imprensa > Roseli Calvetti assume Secretaria de Educação e Desporto

Roseli Calvetti assume Secretaria de Educação e Desporto

Fotos: Decom/Prefeitura de Jaguarão

Desde a última quarta-feira (12) a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) está sob novo comando. No cargo de secretária está Roseli Calvetti, que deixou o Legislativo temporariamente para assumir a SMED ao lado do secretário adjunto, Vitor Hugo Almeida e do novo diretor administrativo Pablo de Mello. Com essa mudança a cadeira de Roseli na Câmara de Vereadores foi ocupada pelo primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores, Rodrigo Machado da Costa.

Na tarde de segunda-feira (17) a Prefeitura Municipal realizou na Biblioteca, o encontro “Desafios para a Qualidade da Educação em Jaguarão”, onde o tema foi abordado e oportunidade em que foi feita a apresentação da nova equipe da SMED. Fizeram parte da mesa o prefeito Cláudio Martins, o presidente da Câmara, Oberte Paiva, o coordenador da 5ª CRE, Círio Almeida e a nova secretária Roseli Calvetti. Na plateia estavam professores, equipes diretivas das escolas, presidentes de conselhos, lideranças sindicais, secretários municipais e coordenadores de instituições. O vice-prefeito Lisandro Lenz e os vereadores Rodrigo Machado e Miriam Coelho também estavam presentes.

Em sua fala a secretária Roseli agradeceu a presença de todos e destacou que retorna a Secretaria de Educação atendendo a um pedido do Executivo. “Sei dos desafios e responsabilidades que teremos que enfrentar, mas sinto-me confiante e segura, pois esta não é uma caminhada solitária, já que terei o apoio de muitas pessoas”, observou.

Roseli também apresentou a nova equipe da secretaria, salientando que a coordenação pedagógica está sendo compartilhada pela equipe e o setor está em processo de organização de nova coordenação. Outra questão destacada sobre a estrutura da secretaria é em relação ao setor financeiro, que passa a ser unificado, concentrando a demanda de todos os setores da secretaria.

A nova secretária abordou também o tema do cumprimento da carga horária dos professores e falou sobre o piso do magistério. Ela ainda comentou sobre os avanços que a educação do município teve nos últimos anos e enfatizou que sua gestão será focada na boa relação e na boa conversa. “Vamos procurar soluções compartilhadas e precisamos juntos repensar muitas questões. Nós reconhecemos o trabalho desenvolvido pelas escolas e valorizamos muito as ações da sala de aula e nossa ideia é que isso avance cada vez mais e que possamos mostrar para a comunidade os bons projetos desenvolvidos dentro das escolas”, disse.

O prefeito Cláudio Martins falou sobre sua confiança no trabalho de Roseli a frente da secretaria e fez uma fala de reflexão sobre diversos temas do magistério. Ele comentou sobre o tema do IDEB e as diferenças nos resultados das séries iniciais e finais, os benefícios que surgem com programas como o Mais Educação, estruturas como as salas de atendimento de educação especial e a própria Unipampa, que agregam elementos importantes para a qualificação do trabalho educacional.

Ao final do encontro a secretária Roseli destacou que em breve estará realizando um contato mais direto nas escolas, o que ainda não foi possível devido as mudanças de gestão e logística na secretaria.

Apresentação de dados: Durante sua fala a secretária Roseli destacou que hoje Jaguarão conta com 360 professores na rede municipal e 2.448 alunos, distribuídos em sete escolas de educação infantil, sete escolas de ensino fundamental e cinco escolas do campo. Ela citou a ampliação no número de vagas, sendo que em 2008 havia 348 e neste ano já são quase 500.

Em relação ao concurso público ela disse que foram nomeados 10 secretários de escolas, 17 zeladores, sete professores de educação especial, 23 professores de séries iniciais, 27 professores de educação infantil, dois professores de língua espanhola, dois professores de educação física e três professores de português.

Ela também comentou sobre a gratificação de 60% para os professores multisseriados do campo e gratificação para os coordenadores da educação infantil, a criação do sistema municipal de educação que passou por um longo processo de  trabalho e debates, a consolidação da UAB, Unipampa e IFSul em Jaguarão, entre outros temas.