Início > Material de Imprensa > Seca traz graves problemas para famílias da zona rural e Município decreta situação de emergência

Lavoura de milho- Coxilha       Sarandi

Na tarde de ontem (26) a Prefeitura de Jaguarão decretou situação de emergência em virtude da estiagem que atinge o município, impactando principalmente a zona rural. Conforme o vice-prefeito Lisandro Lenz os maiores transtornos estão na produção de soja, sendo que em algumas propriedades já foram registradas perdas que ultrapassam os 50% da produção. Ainda segundo Lenz a seca dos últimos 60 dias também ocasionou graves reflexos para os pequenos produtores, que registraram perdas consideráveis nas produções de milho e redução de mais de 50% na produção de leite.

Diversas famílias que vivem na zona rural também já estão enfrentando dificuldades no abastecimento de água para o consumo humano e animal , já que há uma diminuição considerável da capacidade de exploração da água em diversos açudes e outras fontes naturais. De acordo com o vice-prefeito em algumas localidades o abastecimento já vem sendo feito com auxílio do Corpo de Bombeiros.

Ainda em relação as perdas nas produções estima-se que o impacto na safra da soja represente cerca de R$32 milhões em prejuízos. Já na produção de milho os prejuízos são de R$720 mil e na produção de leite, R$110 mil.

O decreto está disponível no site da Prefeitura de Jaguarão no link https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Declara-situa%C3%A7%C3%A3o-de-emerg%C3%AAncia-em-virtude-da-Estiagem.pdf.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão