Início > Material de Imprensa > Qualificação da Feira de Economia Solidária é tema de reunião

Qualificação da Feira de Economia Solidária é tema de reunião

Economia.solidaria-qua-25-3-15
Foto: Roberto Luzardo

O prefeito Cláudio Martins, o vice Lisandro Lenz e membros da equipe de governo receberam os profissionais que participam da Feira de Economia Solidária, na manhã da última quarta-feira (25) na Prefeitura Municipal. O encontro teve como pauta principal a discussão de estratégias para qualificar e potencializar a atividade, que vem sendo realizada mensalmente aos domingos, na Praça Dr. Alcides Marques.

Entre as questões abordadas durante o encontro estava a criação de um calendário fixo para as feiras, a necessidade de investimentos para a divulgação e a alteração do dia da semana, passando a atividade para os sábados. Além destas questões também foram discutidas a criação de uma marca única, a padronização das tendas, o suporte logístico para a montagem do espaço, entre outras.

De acordo com o vice-prefeito Lisandro Lenz é importante que, paralelo a estas discussões sobre a Feira, se avance para um debate mais aprofundado sobre o tema da Economia Solidária no município. Ele destacou o trabalho realizado por grupos organizados em fóruns e sugeriu a criação do Fórum da Economia Solidária na cidade, de forma autogestionável, com regramento específico e estatuto, a fim de discutir e mobilizar permanentemente a economia popular e solidária na cidade, traçando exemplos a partir da organização do Fórum da Agricultura Familiar.

Também presente na reunião a secretária de Educação e Desporto, Roseli Calvetti, falou sobre o projeto de fomento à economia solidária, de sua autoria, que foi aprovado na Câmara de Vereadores de Jaguarão no ano passado. Segundo ela, este projeto foi idealizado para incentivar a economia solidária na cidade prevendo, por exemplo, a articulação de fóruns, com a reunião de diversos grupos e a formação de novas cadeias de produção. Ela destacou, ainda, a participação da cidade no Fórum Regional e os problemas ocasionados com o fechamento da Secretaria de Economia Solidária do Estado do Rio Grande do Sul.

O prefeito Cláudio Martins falou sobre sua experiência neste tema, destacou o exemplo positivo da Cooadesps, que realiza a coleta seletiva no município, e colocou o governo à disposição para colaborar com todo o processo de organização da Feira e do Fórum, assim como no fomento aos processos de trabalho associativo, mas ressaltou que o grupo deve fortalecer sua autonomia e ser protagonista nesta construção, independente das gestões.

Ao final da reunião o grupo agendou novos encontros, entre eles, a primeira reunião para a formação do Fórum de Economia Solidária, oportunidade em devem ser convidados a se somarem outros grupos de artesãos e artistas da cidade, pescadores, agricultores e trabalhadores cooperativados de outros setores da economia local.

Também estiveram presentes na reunião, representando o Executivo, o secretário de Cultura e Turismo, Alencar Porto e a secretária adjunta Andréa Lima.

Próximas Feiras: Conforme definição da reunião a Feira de Economia Solidária será realizada no primeiro sábado de cada mês, podendo ter realizações extras, em virtude de outros eventos ou datas comemorativas.

Neste sábado, 4 de abril, a Feira estará funcionando na  Praça Dr. Alcides Marques, a partir das 8:30h. As próximas datas confirmadas da Feira são o dia 9 de maio e 6 de junho, no mesmo horário e local.

por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão