Início > Material de Imprensa > Nota de Esclarecimento sobre o Desfile de 20 de Setembro

Nota de Esclarecimento sobre o Desfile de 20 de Setembro

Considerando um caso positivo do Mormo em um equino no Município de Rolante, no Rio Grande do Sul, e as possíveis ameaças de disseminação da doença, representantes da Prefeitura Municipal (Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), Inspetoria Veterinária, Ministério da Agricultura, CTG Lanceiros da Querência, CTG Rincão da Fronteira e Piquete General Osório, estiveram reunidos nesta terça-feira (25) para discutir sobre o tema e decidir sobre o desfile de 20 de setembro, em Jaguarão.

Por haver consenso sobre os riscos da disseminação da enfermidade, causada por uma bactéria, que, inclusive, é letal e pode ser transmitida aos humanos, e entendendo que a aglomeração de equinos, possivelmente infectados, é um risco para a saúde pública, a decisão das entidades foi de cancelar a realização do desfile no dia 20 de Setembro, bem como as provas campeiras.

As preocupações das entidades incluem ainda o fato de que no município existem muitos cavalarianos que não são vinculados a CTG’s ou piquetes, o que dificulta o controle dos animais. Cabe destacar que desde o primeiro caso da doença, registrado no mês de junho, tanto para o trânsito quanto para a participação de animais em eventos com aglomeração, está sendo exigido, em conformidade com legislação federal, o exame de negativo do Mormo junto a Guia de Transporte Animal – GTA.  A ausência da Guia pode acarretar multa de até R$1.500,00 por animal e de R$15.000,00 a R$ 45.000,00 para promotores de evento.

Desta forma as entidades jaguarenses optaram por celebrar as festividades da Semana Farroupilha, com atividades internas em suas sedes sociais que serão divulgadas em breve.

Cláudio Renato Santos -CTG Ricão da Fronteira

Fabiano Miranda Caetano – CTG Lanceiros da Querência