Início > Notícias > Favio garante mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Favio garante mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

Foto: Leandro Bonow

“Conforme estudos realizados por entidades internacionais o número de mulheres diagnosticadas com câncer de mama a partir de 40 anos é muito elevado”, explica o prefeito Favio Telis. Considerando esse dado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Santa Casa de Caridade, passa autorizar o procedimento às mulheres do município com idade a partir dos 40 anos.

Uma portaria do Ministério da Saúde limitou a oferta do exames somente para às mulheres acima de 50 anos. Diante disso, o prefeito Favio Telis assinou o decreto (163/2017) nesta terça-feira (3), autorizando o Sistema Municipal de Saúde a realizar mamografias em mulheres a partir dos 40 anos, em reunião com o Secretário de Saúde, Rogério Cruz, a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Renata Termesana, a Coordenadora da Saúde da Mulher, Enfermeira Bruna Lopes, e o Chefe de Gabinete, Cleber Pulgatti.

A medida da administração municipal beneficiará centenas de mulheres que poderão, no mês de outubro, realizar os exames de mamografia. O prefeito Favio Telis e o Secretário de Saude, Rogério Cruz, planejam tornar essa medida uma ação permanente de Governo.

Outro ponto a ser destacado é que os procedimentos serão realizados com recursos próprios do município.

Fonte: Departamento de Comunicação PMJ