Início > Gabinete do Prefeito > Prefeito recebe sócio e diretores da rede Internacional de Free Shops

Prefeito recebe sócio e diretores da rede Internacional de Free Shops

Foto: Leandro Bonow

Na tarde de segunda-feira (16), o prefeito Favio Telis, juntamente com o Vice Henrique Edmar Knorr Filho, o Procurador do Munícipio Luiz Pradelino Mendes Júnior e o Secretário de Planejamento e Urbanismo Rubens Kern, receberam um dos sócios do Duty Free Americas (DFA) e os diretores da rede Internacional de Free Shops, no Brasil e Uruguai.

A reunião é resultado do empenho do prefeito Favio Telis e da equipe de governo que esteve no Rio de Janeiro para mostrar as potencialidades do Município para instalação das lojas free shops. Na ocasião, a diretora da rede no Brasil Stephanie Katz, destacou que Jaguarão possui uma estrutura e um potencial turístico que facilitam e acordam com os interesses da empresa. Katz disse ainda que um dos sócios da DFA visitaria a cidade ainda neste mês, o que acabou se concretizando na tarde desta segunda.

Os empresários vieram relatar ao prefeito a intenção da rede de instalar uma loja em Jaguarão. A discussão central do encontro girou em torno do local de instalação do empreendimento, bem como questões relacionadas a preservação do conjunto histórico e paisagístico de Jaguarão, que foi tombado como patrimônio cultural pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na oportunidade, o Secretário Rubens Kern apresentou a área permitida em lei para instalação dos free shops no Município, bem como destacou que alguns prédios históricos devem ter suas fachadas preservadas, no entanto, modificações internas e reformas podem ser realizadas, conforme análise da Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

Durante a conversa, o prefeito destacou que Jaguarão é um local estratégico para receber os investimentos. “Um ponto positivo é que estamos no caminho mais curto, entre Porto Alegre e Montevidéu. Além disso, já existe um comércio extremamente forte no lado Uruguaio. Essa região de fronteira (Jaguarão – Rio Branco) poderá se tornar um polo comercial. Isso deve fortalecer o comércio e inaugurar um novo tempo de geração de emprego e renda na nossa cidade”, enfatiza.

De acordo com a regulamentação, qualquer brasileiro poderá se deslocar a Jaguarão e comprar 300 dólares nos free shops brasileiros, além de mais 150 dólares nos de Rio Branco (UY). Telis destaca ainda que as lojas poderão comercializar produtos nacionais. Diante deste contexto, o sócio do DFA comentou o cenário favorável para instalação de uma loja em Jaguarão.

Após a reunião, o prefeito Favio Telis e a equipe de governo saíram em comitiva para acompanhar o grupo  na visita de prédios na cidade – previamente definidos pela diretoria do DFA.

Fonte: Decom