Prefeito assina documento para desenvolver atividade turística e ecológica na Faixa de Fronteira
  • Foto: Leandro Bonow

O prefeito Favio Telis reuniu-se na tarde de quinta-feira (27), com o Secretário de Cultura e Turismo Rodrigo Segovia, para o ato de assinatura da Carta de Intenções para  implantação de uma Ciclofaixa Internacional. De acordo com o documento, a Faixa de Fronteira (Brasil – Uruguai) é reconhecida internacionalmente como símbolo de integração e convivência pacífica entre os povos dos dois países.

A proposta visa criar uma Ciclofaixa Internacional – Bagé a Jaguarão, passando por Aceguá, Melo e Rio Branco (UY). O projeto já detém apoio das autoridades Brasileiras e Uruguaias e, da União de Ciclistas do Brasil – UCB, União de Ciclistas do Pampa – UCP e Clube AUDAX Bagé.

O Secretário Rodrigo Segóvia, destaca a importância da iniciativa como forma de estimular o cicloturismo em Jaguarão e região. _“Queremos mostrar nossos atrativos culturais e naturais para os turistas de diferentes lugares, através da implantação da rota Bagé – Jaguarão. O cicloturismo tem crescido muito no Brasil, esperamos com este projeto ajudar a desenvolver nossa Faixa de Fronteira”,_ disse.

O Prefeito de Jaguarão e Presidente do Comitê Binacional de Fronteiras (BR/UY),  Favio Telis, ressaltou a união de esforços dos Governos locais e regionais de fronteira, para a implantação da Ciclofaixa Internacional. _“A criação da rota é o ponto de partida para o fortalecimento desta prática saudável que é o cicloturismo. Todos os Governos e autoridades que assinaram o documento estão colaborando positivamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural, das comunidades locais e regionais do Brasil e Uruguai”,_ destaca o Presidente.

Já assinaram o documento o Prefeito de Aceguá Gerhard Martens, o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Bagé, Sr. Bayard Pereira, o Coordenador do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira José de Oliveira, o Ministro Conselheiro do Cônsul do Uruguai em Bagé Mario Sánchez, e o Diretor de Turismo de Cerro Largo (UY), Eduardo Guerendiain.

Assista ao Vídeo

Fonte: DeCom