Visitadores do PIM/Criança Feliz recebem capacitação em Jaguarão
  • A Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, realizou na manhã de segunda-feira (29), a abertura da semana de capacitação para a equipe de visitadores do programa Criança Feliz.

A solenidade aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Oscar Furtado de Azambuja e contou com a participação do prefeito Favio Telis, do Vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho, do Vereador Luiz Veleda (MDB), da Secretária de Desenvolvimento Social e Habitação Renata Termesana, do Secretário de Saúde Rogério Cruz, do Secretário de Educação e Desporto Adão Samarone, e da Secretária Adjunta Eliz Isquierdo, bem com o Secretário da Fazenda Eduardo Pereira, do Secretário de Serviços Urbanos Marcelo Rodrigues e os Chefes de Gabinete Cleber Pulgatti e Ricardo Pereira.

O que é?

O Programa Criança Feliz foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, com caráter intersetorial e tendo em vista promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa fortalece o enfrentamento da pobreza com redução de vulnerabilidades e desigualdades e potencializa a integração do acesso à renda com inclusão em serviços e programas sociais.

Como funciona?

O papel de ponta no acesso e contato com as famílias é desempenhado pelo visitador domiciliar. Ele será o profissional responsável por planejar e realizar a visitação às famílias, com apoio e acompanhamento do supervisor que, por sua vez figura como ponto de apoio ao trabalho das visitas, orientando e estimulando as reflexões conjuntas acerca das demandas provenientes das famílias atendidas.

A capacitação se estenderá no decorrer da semana com palestras, mostrando a dinâmica de orientações e técnicas para o preparo dos profissionais.

Fonte: DeCom