Início > Notícias > Plano Municipal de Educação é tema de Audiência Pública

Plano Municipal de Educação é tema de Audiência Pública

A Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Educação e Desporto, realizou na noite de quinta-feira (29), a Audiência Pública para tratar da meta 7 e das metas 15 a 20 do Plano Municipal de Educação (PME). O objetivo da Audiência foi debater questões relacionadas ao profissional do magistério e a qualidade da educação em Jaguarão.

Presente no ato, o prefeito Favio Telis destacou o resultado positivo do IDEB apresentado pelas escolas Dr. Fernando Corrêa Ribas e Padre Pagliani, bem como parabenizou todos os professores pela dedicação e compromisso com a educação pública municipal. “Tenho confiança e acredito nos professores da rede. Tenho convicção e espero que este resultado do IDEB seja uma realidade em todas as escolas municipais. Este é um momento de agradecer e elogiar a dedicação de todos pelo comprometimento em melhorar o ensino no município. Parabéns!”, disse o prefeito.

Telis comentou ainda a contribuição dos vereadores na apreciação e aprovação dos projetos de interesse de toda comunidade escolar. “Gostaria de destacar a contribuição dos vereadores na pauta da educação. A Câmara Municipal tem sido uma grande parceira para melhorar os índices educacionais”, pontuou o prefeito.

Prefeito esclarece fatos relacionados à Escola Estadual PIO XII

Na oportunidade o prefeito Favio Telis esclareceu os fatos relacionados à EEEF PIO XII. Segundo o Prefeito, grupos políticos partidários estão se apropriando do momento para fazer politicagem. “Nunca existiu nenhuma proposta por parte nossa de fechar qualquer escola estadual no município. Dizer que nós fecharíamos a Escola PIO XII é uma inverdade. Como sempre cidadãos mal intencionados, e me admira alguns com grau de conhecimento, estarem fazendo politicagem com algo sério que é a educação”, disse o prefeito.

Para o prefeito, o município tem ajudado as escolas do Estado. “Estamos colaborando para a permanência e o pleno funcionamento das Instituições do Estado, fato comprovado pela solicitação da Diretora da EEEF Dr. Manoel Amaro Junior, Ester Medeiros, e Sandra Moraes, Diretora da EEEF PIO XII, que buscaram apoio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), para implantar nas suas escolas uma turma de pré-escolar, além de outras escolas que procuraram o apoio do município neste sentido”, esclareceu o prefeito.

O Vice-prefeito Henrique Edmar Knorr Filho parabenizou as escolas pelo resultado obtido no IDEB e criticou quem utiliza da educação para fazer política partidária.

Capacitação dos professores, IDEB, qualidade do ensino e valorização salarial, foram alguns dos temas abordados durante o encontro. “Este é um momento muito importante para a educação do município. Estamos pensando em melhorar significativamente a qualidade do ensino público municipal. O estudo do Plano de Carreira e a proposta de pagamento do piso salarial do magistério é um compromisso que assumimos”, comentou a Secretária Adjunta Vera Ferreira.

Plano de Carreira

Através do estudo do Plano de Carreira do Magistério por comissão específica e apresentação do diagnóstico do Quadro do Magistério de Jaguarão ficou clara a viabilidade de implementação da Lei 11.738/2008 através de proposta apresentada aos segmentos representados na referida comissão. Posteriormente será apresentada e avaliada pela categoria.

Participaram também do ato o Presidente da Câmara Enio Rigatti (MDB), o vereador Rogério Medeiros (PSB), o Secretário de Educação e Desporto Adão Samarone, a presidente do Conselho Municipal de Educação Quelem Pereira Pinheiro, membros do executivo e professores da rede municipal e estadual de ensino.

Fonte: DeCom