Início > Fatos & Fotos > Por iniciativa do prefeito de Jaguarão, gestores municipais e representantes de Universidades e IFSul reúnem-se para demonstrar posição contrária aos cortes no orçamento da União

Luis Isaías Centeno do Amaral, vice-reitor da UFPel; Cleuza Dias, reitora da FURG; Mauro Nolasco, presidente da AZONASUL; Antonio Carlos Brod, representante do IFSul e; Favio Telis, prefeito proponente da reunião.

Favio Telis pede que documento da reunião seja encaminhado para o Governo Federal e Congresso Nacional

Em reunião realizada na terça-feira (14), na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul – Azonasul, solicitada pelo prefeito Favio Telis, envolvendo prefeitos, representantes de universidades da região, IFSul e secretários municipais, demonstrou a posição contrária aos cortes orçamentários que estão sendo propostos pelo Governo Federal, principalmente no que se refere à educação.

No início dos trabalhos, o presidente da Azonasul, Mauro Nolasco (prefeito de Capão do Leão) destacou a iniciativa do prefeito de Jaguarão que, diante de tão grave situação, provocou a reunião com as principais lideranças da região na área educacional.

Por ser o proponente da discussão, Favio Telis foi o primeiro a se manifestar, onde colocou sobre sua preocupação com os cortes anunciados pela União. “Essas medidas deverão atingir, não só as Universidades e Institutos Federais, mas também o ensino básico, que é de responsabilidade dos gestores municipais”, evidencia o prefeito de Jaguarão, apontando também para o impacto da educação na área da saúde.

O prefeito Favio Telis alerta sobre os convênios das Universidades com os municípios, citando como exemplo, a Fundação de Apoio Universitário – FAU e Fundação Universitária do Rio Grande – FURG. “Com o corte como ficarão, esses convênios? Pois as Universidades, provavelmente, não terão como custear a prestação dos serviços”, questiona Favio.

Durante as discussões foi colocado que esses cortes não irão atingir os salários de professores e funcionários das instituições, porém, impactarão diretamente nos serviços terceirizados, podendo causar desempregos e afetar a economia dos municípios.

Outra preocupação citada pelos prefeitos é de que o bloqueio no orçamento do MEC, no ensino básico, atinja os projetos desenvolvidos por bolsistas em escolas públicas. A possibilidade de extinção do Fundo de Educação Básica (Fundeb), anunciada pelo governo federal para 2020, também se tornou um pesadelo para muitas prefeituras, sobretudo as de pequeno porte, pois o repasse é a principal fonte para o pagamento dos servidores na educação. Os gestores não descartam o fechamento de escolas, cenário oposto ao objetivo do Fundeb.

Ao final da reunião, o prefeito Favio Telis propôs que em nome da Azonasul, que sempre é pioneira no encaminhamento de debates e em seus posicionamentos, seja encaminhado um documento ao Governo Federal e, também à Câmara e ao Senado, para que revejam os cortes orçamentários propostos pela União. “Sabemos que existem outras discussões, como a Reforma da Previdência, mas os nossos congressistas não podem deixar de levar em consideração todo esse debate, não permitindo que a educação seja usada como elo de barganha”, defendeu o prefeito de Jaguarão, Favio Telis.

O prefeito Favio Telis foi acompanhado pela secretária municipal de Educação, Vera Ferreira e a professora Paula Trindade Selbach, que representou a Unipampa – campus Jaguarão.

A maioria das prefeituras da Azonasul esteve representada na reunião, bem como, as instituições federais de ensino: UFPel; Furg; Unipampa e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense (IFSul). Alguns prefeitos estarão em Brasília no dia 22 de maio para acompanhar o movimento nacional das instituições de ensino.

Professora Paula Selbach, representante da Unipampa – campus Jaguarão e Professora Vera Ferreira, secretária municipal de Educação de Jaguarão.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias