Início > Gabinete do Prefeito > Secretaria de Saúde engajada na Campanha do Maio Vermelho

Secretaria de Saúde engajada na Campanha do Maio Vermelho

Dia 31 de maio, data dedicada para conscientizar, prevenir e lutar contra o câncer de boca, enfatizando sua gravidade, necessidade de cuidados e diagnóstico precoce, engajada na causa, a Secretaria de Saúde irá promover ações que fazem parte da Campanha.

Ações de conscientização sobre a importância da prevenção serão realizadas no dia 23 de maio (quinta-feira), a partir das 8h, nos seguintes locais:

– Rua 20 de Setembro (Beira Rio): das 8h às 11h;

– Praça Comendador Azevedo: das 11h às 14h;

– Corredor das Tropas (em frente ao IFSul): das 14h às 17h.

No dia serão realizadas atividades educativas para a prevenção da doença, exames físicos e clínicos, diagnóstico e tratamentos de lesões bucais, encaminhamentos para avaliação de lesões que necessitem de biópsia, bem como testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite.

Segundo o secretário Rogério Cruz, o objetivo é de conscientizar a população para que procure investigar qualquer lesão, mancha ou feridas na boca ou esclarecer dúvidas. Para isso é importante que se realizem ações voltadas para a saúde bucal, buscando a conscientização das pessoas para o diagnóstico precoce do câncer de boca.

Confira alguns sintomas do Câncer Bucal:

– Feridas ou caroços que não cicatrizam em 14 dias;
– Áreas vermelhas ou brancas na boca;
– Sangramentos sem causa conhecida;
– Rouquidão persistente;
– Dificuldade para falar, mastigar ou engolir e;

– O consumo de álcool e cigarro, pele clara, exposição excessiva ao sol, e idade de 40 anos ou mais, são os principais fatores de risco ao câncer de boca.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias