Início > Gabinete do Prefeito > Jaguarão será sede de reunião da Comissão Binacional Assessora em Saúde

Jaguarão será sede de reunião da Comissão Binacional Assessora em Saúde

Nesta terça e quarta-feira (9 e 10), Jaguarão será sede da reunião da Comissão Binacional Assessora em Saúde Brasil – Uruguai.

O encontro reunirá, além de representantes dos ministérios da Saúde e Relações Internacionais do Brasil e Uruguai, autoridades estaduais, departamentais e municipais dos dois países.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Rogério Cruz, um dos assuntos a ser tratado nesta reunião é a questão da utilização da mão de obra dos médicos na fronteira. “Acreditamos que deste encontro sairá uma resolução para definir a situação do trabalho dos profissionais em saúde que atuam em cidades de fronteiras”, diz o secretário.

O prefeito Favio Telis, que também é o atual presidente do Comitê Binacional de Fronteira Brasil-Uruguai (prefeitos e intendentes), foi convidado para fazer a abertura do evento, nesta terça-feira (09), a partir das 9h na Biblioteca Pública Municipal. “Desde o início do nosso governo viemos discutindo todas as questões de fronteira, principalmente a saúde”, diz o prefeito.

O município tem buscado mecanismos para fomentar as atividades conjuntas na fronteira, evidenciando as questões de defesa civil, englobando a saúde, a segurança, a educação, o comércio e a cidadania. “O Mercosul precisa sair mais do papel e contemplar os cidadãos que vivem nas fronteiras”, alerta Favio Telis, evidenciando a importância da reunião de amanhã, quando serão abordados assuntos sobre a saúde.

Terça-feira (09)

9h. – Abertura – Prefeito de Jaguarão, Favio Telis

9h30min. – Retrospectiva da CBAS

10h. – Apresentação dos serviços de saúde brasileiro – Redes de urgência e emergência e materno-infantil