Início > Estratégia Saúde da Família > Jaguarão adere à Planificação da Saúde Mental

Jaguarão adere à Planificação da Saúde Mental

Prefeito participa do evento de adesão ao PlanificaSUS

O prefeito de Jaguarão, Favio Telis e o secretário municipal da Saúde, Rogério Cruz participaram, nesta segunda-feira (15), em Rio Grande, da assinatura do termo de adesão ao Planifica SUS – Planificação da Atenção à Saúde.

O evento que reuniu prefeitos, secretários e gestores em saúde, dos 22 municípios que compõem a 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, teve a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann e da coordenadora da 3ª CRS, Rôde Laco Hartwig e, foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

A Planificação busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ainda, organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados.

“Nossa cultura ainda é centrada em resolver todos os problemas nos hospitais, onde o foco é a internação. É fundamental inverter esse modelo fortalecendo a Atenção Primária em Saúde e dar mais importância às unidades básicas”, ressaltou a secretária Arita.

A região sul será pioneira no Brasil na implantação da Planificação da Saúde Mental, para que doenças mentais sejam mais facilmente diagnosticadas na Atenção Primária, sem a necessidade de encaminhamentos aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Também procura englobar situações menos graves de saúde mental que não se qualificam para atendimento nos CAPS, podendo ser resolvidas nos postos de saúde.

Prefeito Favio Telis fala aos participantes do evento na FURG.

Durante as discussões no plenário, o prefeito de Jaguarão Favio Telis demonstrou seu apoio ao novo sistema, salientando que: “Devemos não apenas diagnosticar a doença, mas também qualificar quem está diagnosticando a doença e, para isso, já estamos trabalhando desde o início da gestão”.

Secretário da Saúde, Rogério Cruz, prefeito Favio Telis e o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco (Presidente da Azonasul)

O secretário Rogério Cruz destaca que o município de Jaguarão já trabalha, há mais de um ano, com o sistema de planificação na atenção primária. “Não será nenhuma novidade para nós, pois estamos sempre priorizando a qualidade no atendimento em todas as áreas de saúde no município. Iremos, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, acompanhar a evolução dos propósitos do Ministério da Saúde, dentro do projeto apresentado”, diz o secretário da saúde de Jaguarão.

A Planificação

“Uma Atenção Primária em Saúde robusta pode responder entre 80 a 90% das demandas dos usuários. Existem diretrizes a serem seguidas para garantir o cuidado qualificado nos postos e diminuir encaminhamentos desnecessários à atenção especializada”, explica a coordenadora estadual da Atenção Básica, Raíssa Barbieri Ballejo Canto. A Planificação busca diminuir filas, ter um acolhimento com classificação de risco e responder às demandas dos usuários – o máximo possível – dentro dos postos de saúde.

Raíssa também defende que o fortalecimento da Atenção Primária é essencial para qualificar a assistência aos usuários por meio da promoção da saúde e prevenção de agravos, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e visando à sustentabilidade do SUS.

Handerson Vieira, Rogério Cruz, Maicon Lemos (secretário da Saúde de Rio Grande), Arita Bergmann, Favio Telis e Eugênio Moraes

Para que isso seja realizado, a Planificação reúne ações educacionais voltadas a aprimorar conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, por meio de oficinas teóricas e tutoriais.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias