Início > Notícias > SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL INFORMA SOBRE FUNCIONAMENTO DA SALA LILÁS

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL INFORMA SOBRE FUNCIONAMENTO DA SALA LILÁS

Preocupada com o aumento do risco de vida das mulheres em situação de violência doméstica em consequência do isolamento social, por conta das medidas de prevenção ao covid-19, a Secretaria de Desenvolvimento Social continua desenvolvendo atividades através da Sala Lilás.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e habitação, Renata Termesana na atual situação, as mulheres são obrigadas a passarem mais tempo junto com os supostos agressores. “Devemos apoiá-las e oferecer ajuda, através dos serviços disponíveis pela Sala Lilás”, diz a secretária.
Confira como funciona a Sala Lilás e como procurar pelo serviço.
OBJETIVO:
Implantar a Sala Lilás, Centro de Referência de Atendimento à Mulher, para prestar acolhimento, acompanhamento psicológico e social, de modo a fortalecer sua autoestima possibilitando torná-las protagonistas dos próprios direitos.
SISTEMÁTICA DE ATENDIMENTO
Recepção: encaminhará o caso para uma das áreas de atendimento;
Atendimento: são duas as áreas que, dentro de suas especificidades, construirão a memória/histórico do caso e prestarão atendimento nos seguintes termos:
1. O Serviço Social atuará no sentido de oferecer apoio social às mulheres em situação de violência, articulando redes governamentais e não governamentais que atendam às necessidades de saúde, trabalho, educação, buscando a reinserção da mulher em seu contexto social (havendo necessidade, deverá encaminhar para atendimento na rede pública ou de parcerias técnicas habilitadas). Busca de familiares, em caso de necessidades de acolhimento e acompanhamento de boletim de ocorrência, bem como acompanhar o andamento jurídico.
2. O Serviço de Psicologia fará avaliação psicossocial do caso, oferecendo suporte para a elaboração e superação de situações traumáticas vividas, através do atendimento e acompanhamento individual, familiar ou grupal (havendo necessidade, deverá encaminhar para atendimento psiquiátrico ou psicoterápico, na rede pública ou de parcerias técnicas habilitadas).
A Sala Lilás considera o número de profissionais, dentro da realidade do município, considerando a importância e a necessidade deste serviço.
LOCALIZAÇÃO:
A Sala Lilás está localizada na rua Cel. de Deus Dias, 622 junto ao prédio do CREAS (Centro de Referência de Especialidades e Assistência Social).
DIA/HORÁRIO:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. e das 13h30min às 17h30min
PARCERIAS:
Rede de Assistência Social, Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia Civil, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e Departamento de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal de Saúde e Brigada Militar.

Francisco Antunes

Chefe de Gabinete VP (Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarão), jornalista há mais de 20 anos. MTB: 10.653

Ver todas as Notícias