Início > Material de Imprensa > Prefeito Cláudio Martins se manifesta sobre polêmica de samba enredo envolvendo Carnaval de Jaguarão

Na manhã de ontem (18) o Prefeito Cláudio Martins se manifestou sobre os fatos envolvendo a Escola de Samba Aguenta Se Puder no Carnaval de Jaguarão 2016. A escola foi acusada de apresentar um suposto plágio da melodia do samba enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro, intitulado “Semeando sorriso, a Tijuca festeja o solo sagrado”, de autoria de Dudu Nobre, Gusttavo Clarão, Zé Paulo Sierra e Cláudio Mattos, durante os desfiles do Carnaval.

Pela repercussão do fato sobre o samba enredo, inclusive, a nível estadual e nacional, e pela possibilidade de criação de uma má imagem do carnaval de Jaguarão em cima de um fato isolado, o Prefeito Cláudio Martins, acompanhado da Secretária de Cultura e Turismo Maria Fernanda Passos, realizou uma reunião com a Liga das Entidades Carnavalescas , juntamente com representante da escola Aguenta Se Puder. O objetivo foi discutir o problema e planejar um trabalho de qualificação deste processo de avaliações e regras, a fim de tornar o processo mais justo e democrático, evitando assim novos equívocos como o acontecido este ano. De acordo com nota emitida pela Liga das Entidades Carnavalescas, uma série de decisões e mudanças no regulamento, inclusive, que prevejam a análise da obra artística da letra e da melodia, já estão sendo trabalhadas. “Cabe destacar que de fato, hoje, existe um regulamento omisso neste sentido e a comissão responsável reconhece que as avaliações das escolas foram feitas apenas com base nele”, afirmou Martins.

Ele também destacou que o município tem voltado todos os esforços, inclusive com aporte de recursos, a fim de proporcionar total apoio às escolas e à Liga das Entidades Carnavalescas, para que, com a devida autonomia possam tomar as decisões relacionadas à contratação de jurados, organização de quesitos, entre outras questões que envolvem o processo da disputa entre as entidades, já que o entendimento é de que a administração municipal não pode determinar tais regramentos. “O Carnaval de Jaguarão 2016 consolidou este evento como o maior e melhor Carnaval de Rua do Sul do Brasil. Foram oito anos de inovações, investimentos, dedicação e trabalho para que o município fosse referência no que diz respeito à valorização da cultura popular, potencialização do turismo e geração de trabalho e renda”, ressaltou. Cláudio lembrou ainda que a qualificação do carnaval e o aprimoramento dos regramentos é um desafio que abrange a sociedade como um todo, especialmente àqueles que se envolvem com o carnaval. “ Reconhecemos que todas as escolas de samba fizeram um belo desfile e lastimamos que tenha acontecido este fato, porque sabemos o quanto as comunidades se envolveram e se dedicaram para pôr a escola na rua. Esse esforço precisa ser reconhecido publicamente, mas isso não nos deve impedir de analisar os erros e os equívocos, bem como a necessidade de corrigir”, finaliza.