Início > Notícias > DTG Juventude do Pampa recebe premiação em Herval

DTG Juventude do Pampa recebe premiação em Herval

Durante o XVII rodeio internacional da cidade do Herval foi realizado o encontro de invernadas, Jaguarão esteve muito bem representado pela Invernada da Escola Marechal Castelo Branco que trouxe a premiação de primeiro lugar no concurso.
Chegando ao município os jovens foram recepcionados pelo Secretário de Educação Adão Samarone e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Anibal Ribas, em seguida desfilaram pela cidade no carro dos bombeiros. No início da tarde de segunda-feira (23), o Prefeito Municipal Favio Telis recebeu em seu gabinete os integrantes da invernada, professores e pais para prestar homenagem pela premiação recebida.
Na ocasião, o Prefeito Favio ressaltou a importância do projeto que está sendo desenvolvido na escola, livrando assim as crianças e jovens de muitos problemas na sociedade: “através de um cronograma a ser seguido, as nossas crianças e jovens poderão vivenciar a cultura do Rio Grande do Sul, proporcionando criatividade, integração social e cultural, contribuindo na sua formação como cidadão”.
Emocionada a professora e posteira da invernada Márcia Silvana Peres Rodrigues salientou que esse tipo de atividade ajuda o aluno a compreender melhor a cultura tradicionalista: “queremos através do resgate das tradições mostrar a todos que uma invernada de escola tem poder e que pode sim mudar a vida desses jovens e crianças”.

Criação da Invernada
A invernada foi criada há mais de quinze anos na escola, o primeiro instrutor foi o funcionário Emerson Feijó, os ensaios eram realizados dentro do refeitório. Para realizar a interação entre os membros da comunidade, a escola proporciona também tertúlias ondem se apresentam equipes de outras cidades.
O nome “Juventude do Pampa” foi escolhido devido à música Razões de Amor, do músico Jaguarense Paulo Oliveira e que foi gravada pelo grupo Querência, música essa que estava dentro do repertório de apresentações da invernada.
Atualmente o DTG Juventude do Pampa é coordenado pelo professor Bruno Silva Figueiredo (participante da 1ª invernada) e possui 20 alunos na categoria mista, destes, três são da rede estadual de ensino.

invernada45