Início > Gabinete do Prefeito > Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março (21/03), fazendo alusão aos três (3) cromossomos no par número 21, característico das pessoas portadoras da Síndrome de Down. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão dos
portadores de Down na sociedade.
Os motivos para a ocorrência da Síndrome de Down ainda são desconhecidos, mas o que se sabe é que começa na gestação, quando as células do embrião são formadas com 47 cromossomos, sendo que o normal seriam 46 cromossomos.
Origem do Dia Internacional da Síndrome de Down
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3”exemplares (trissomia).
Atividades para o Dia Mundial da Síndrome de Down
O principal objetivo da celebração desta data é de informar e conscientizar as pessoas sobre o que é a Síndrome de Down. Para isso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto e a APAE, irá promover algumas atividades, como palestras, depoimentos, contos, biblioteca itinerante e brinquedos infláveis.
Durante a manhã haverá um ciclo de palestras com início às 9h, com a psicóloga Luciara Queijo e a Dra. Alice Donato Gonzalez. À tarde, o evento será na Praça Alcides Marques, a partir das 14h, com brinquedos infláveis, biblioteca itinerante e contos.